• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#75842
"Só percebermos a importância da nossa voz, quando somos silenciados". Esta frase da ativista Malala Yousafzai, mostra que, a "voz" tem poder e que devemos saber de sua importância, antes de sermos silenciados. No entanto, é certo que esta voz deve ser usada no combate ao assédio moral no trabalho, visto que o mesmo, agrega na desestabilização emocional, e em danos na saúde mental do trabalhador, por conta, da sobrecarga que é instituída a ele.
Em primeira análise, é notório que muitos trabalhadores sofrem com a desestabilização do seu emocional, vinda tanto do empregador, como também, dos outros empregados. Assim, de acordo com uma pesquisa do IPCR (Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental), mais da metade dos entrevistados, confessaram que já praticaram ou presenciaram algum tipo de assédio moral no trabalho. Logo, isso mostra que o assédio não é cometido apenas por uma minoria, mas sim, por grande parte dos próprios funcionários.
Ademais, a saúde mental dessas pessoas acabam ficando desistabilizadas, acarretando danos como ansiedade e depressão. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a saúde mental no trabalho é definida como um estado de bem-estar onde se pode trabalhar de forma produtiva. Certamente, mostra-se evidente que esta definição, não define o cenário atual, porque a forma produtiva que a OMS se refere, não existe, por consonância do assédio moral que vive no meio de trabalho.
Portanto, é preciso o combate ao assédio moral no trabalho, onde o Estado crie um aplicativo para maior acessibilidade de denúncia, como também, juntamente com escolas, criando projetos de incentivo à denúncia, não se silenciando beirante o assédio.
Somente assim, o bem-estar onde se pode trabalhar que a OMS define, seria possível no meio de trabalho atual brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 113

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 127

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#77272
@Caio,
Bom dia!
Gostei muito do seu texto, achei bem coeso, sua argumentação é muito boa, você traz elementos pertinentes ao tema de forma simples e direta.
Minha maior observação é quanto ao emprego da norma culta, atente ao uso da pontuação, principalmente da vírgula, e também a algumas normas gramaticais, nada muito complicado, com a prática você vai melhorando nesse aspecto.
Uma coisa que me conquistou foi a simplicidade do seu texto, mostra que você é muito bom em dissertar sobre qualquer assunto.
A conclusão precisa ser melhorada apenas no sentido de trazer os cinco elementos exigidos: agente, ação, modo, efeito e detalhamento, uma boa forma de se conseguir isso, além da prática, é através da leitura de redações nota mil.
Bons estudos, você está no caminho certo!
Beijos!
#77471
@Caio, oii Caio, não sou mestra em redação, mas vc podia melhorar na questão de conectivos, colocar pelo menos dois em cada parágrafo da redação, e melhorar a introdução
Tenho esqueleto de redação bem bom se quiser me chama no wpp te mando foto +55 (96) 98402-4928

Percebe-se que no Brasil, de alguns anos pra c&aac[…]

A humanidade no decorrer da história tem lu[…]

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM