Diante desse cenário, é fulcral pontuar o descaso do poder público como um dos principais motivadores dos obstáculos da tecnologia inserida no mercado de trabalho. Acerca disso, de acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes, é dever do Estado proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda a coletividade. Tal concepção, todavia, não se aplica a conjuntura hodierna, uma vez que os ausentes investimentos em projetos de assistência e reversão desse quadro potencializam a problemática abordada e ferem, brutalmente, a dignidade dos profissionais especializados os quais podem ser substituídos por inovações tecnológicas e assim, causando o aumento da taxa de desemprego no país. Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgente.
Ademais, outro ponto a destacar é a falta de atenção dada pelos veículos midiáticos ao cenário nacional dos efeitos da inovação tecnológica no mercado de trabalho. Sobre essa negligência jornalística, o escritor Paulo Henrique Amorim afirma, no "O quarto poder", que a mídia brasileira prioriza sensacionalismo, por ser um conteúdo potencializador de audiência e, assim, lucrativo. Todavia, esse perfil de produção cultural é maléfico ao povo, pois gera distração à população, e assuntos relevantes como os impactos tecnológicos no meio de trabalho, são silenciados no cotidiano. Assim, entende-se que, para superar essa problemática, ter a conscientização dos canais de comunicação é fundamental.
Portanto, observa-se a necessidade de impedir o avanço dessa problemática. Para isso, cabe ao Estado — instituição soberana e garantidor dos direitos fundamentais — a realização de palestras que ressaltem os impactos da revolução tecnológica digital no mercado de trabalho. Essas ações devem ser efetivadas por meio do amplo apoio dos poderes estaduais, com o intuito de mitigar esses obstáculos. Dessa forma, a coletividade mudará a concepção de Simone de Beauvoir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada