Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#49006
Na conhecida "Alegoria da Caverna", o filósofo grego Platão associa a falta de conhecimento com uma percepção ilusória do mundo, trazendo a metáfora para o Brasil contemporâneo, é fato que a presente taxa de analfabetismo traz propositais exclusões políticas e sociais.

Na ótica política-governamental, o país vem, mesmo que indiretamente, regendo um plano para promover a não educação crítica, desta forma a população pobre e periférica não aprenderá a contestar seus líderes eleitos, nem mesmo fazer uma boa escolha ao elegê-los. A "caverna" utilizada para impedir o ganho de conhecimento se faz presente, principalmente, no sucateamento das escolas públicas e na recusa do governo federal de reformar o modelo de ensino, que segue industrial.

Socialmente, os analfabetos e semianalfabetos, por mais que consigam interagir bem dentro da própria bolha, são inevitavelmente segregados devido à não capacidade de leitura e/ou interpretação de textos, sendo assim muito suscetíveis à serem manipulados por notícias falsas, propagandas enganosas e vendedores mal intencionados. Refletindo sobre os impactos da ausência da educação, o educador Paulo Freire diz que "Ensinar não é transferir conhecimento, é criar possibilidades para sua construção".

Baseando-se nas problemáticas citadas, são necessárias medidas que funcionem independentemente de apoio governamental, como a ação de ONGs e professores voluntários que, presencialmente ou não, se esforcem em alfabetizar essa grande parcela de brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Na sociedade atual,tem sido bastante discutido sob[…]

No livro “O futuro da humanidade” de A[…]

Já faz alguns anos que doenças menta[…]

Analfabetismo no Brasil

Ao analisar o tema analfabetismo no Brasil, v&ecir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM