Na ótica política-governamental, o país vem, mesmo que indiretamente, regendo um plano para promover a não educação crítica, desta forma a população pobre e periférica não aprenderá a contestar seus líderes eleitos, nem mesmo fazer uma boa escolha ao elegê-los. A "caverna" utilizada para impedir o ganho de conhecimento se faz presente, principalmente, no sucateamento das escolas públicas e na recusa do governo federal de reformar o modelo de ensino, que segue industrial.
Socialmente, os analfabetos e semianalfabetos, por mais que consigam interagir bem dentro da própria bolha, são inevitavelmente segregados devido à não capacidade de leitura e/ou interpretação de textos, sendo assim muito suscetíveis à serem manipulados por notícias falsas, propagandas enganosas e vendedores mal intencionados. Refletindo sobre os impactos da ausência da educação, o educador Paulo Freire diz que "Ensinar não é transferir conhecimento, é criar possibilidades para sua construção".
Baseando-se nas problemáticas citadas, são necessárias medidas que funcionem independentemente de apoio governamental, como a ação de ONGs e professores voluntários que, presencialmente ou não, se esforcem em alfabetizar essa grande parcela de brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada