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#65349
No filme “Preciosa”, a protagonista enfrenta uma série de dificuldades, incluindo nelas a maternidade precoce. Assim como no filme, muitas jovens brasileiras vivem a difícil realidade da gravidez precoce, algo que é muito comum entre pessoas que não tem acesso à educação básica e também meninas que sofrem, constantemente, violência sexual. Mesmo que no Brasil os casos estejam diminuindo, ainda é necessário conscientizar e informar acerca desse assunto e combater esse problema rigorosamente.

Em primeiro lugar, é importante destacar a importância da educação em casos como esse. Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescentes sem educação básica tem quatro vezes mais chances de engravidarem em comparação com meninas que estão no ensino médio. Isso acontece quando, por exemplo, a falta do incentivo familiar e escolar impedem a jovem de avançar nos estudos o que acarreta a desinformação para determinados assuntos.

Além disso, outro aspecto importante acerca da problemática é a romantização de relacionamentos com grandes diferenças de idade. É muito comum meninas engravidarem de meninos mais velhos, normalmente os familiares deixam a adolescente se relacionar com maiores de idade e isso ocasiona na sedução do mais velho com a mais nova, desejos do homem sendo atendidos por ela, que não entende que está sofrendo violência.

Fica evidente, portanto, que a gravidez precoce é um problema que merece mais atenção e deve ser solucionado. À vista disso, é preciso que os institutos educacionais invistam em campanhas que abordem não apenas sobre a preservação da gravidez precoce, mas também projetos que amparem aquelas que já engravidaram e incentivem os desmotivados, numa tentativa de reduzir a evasão escolar. Os familiares, por sua vez, devem dialogar com seus filhos acerca da educação sexual para que futuramente eles não apenas passem pela maternidade precoce, mas também evitem abusos sexuais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#67116
Ei! Primeiramente, perdão pela demora :shock:
Minhas aulas presenciais voltaram, acabo ficando sem tempo para corrigir tantas redações e, simultaneamente, estudar para o ENEM. Mas... Estou aqui, mesmo que um pouco atrasada :oops:
Vamos lá! :idea:


legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros/desnecessário
corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)

No filme “Preciosa”, a protagonista (quem?) enfrenta uma série de dificuldades, incluindo nelas a maternidade precoce (contextualização). Assim como no filme (De maneira análoga ao filme), muitas jovens brasileiras vivem a difícil realidade da gravidez precoce, algo que é muito comum entre pessoas que não tem acesso à educação básica e também meninas que sofrem, constantemente, (com a) violência sexual (tese). (A vista disso,) Mesmo que no Brasil os casos estejam diminuindo, ainda é necessário conscientizar e informar acerca desse assunto e combater esse problema rigorosamente (encaminhamento-argumentação).

OBSERVAÇÕES: Sua introdução contem uma ótima estrutura e organização das informações e tese. Apenas se atente ao uso dos conectivos. É de suma importância, que eles sejam utilizados, principalmente, no início de cada período dentro do paragrafo.

/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
Em primeiro lugar, é importante destacar a importância da educação em casos como esse (citar o caso) (apresentação da ideia). Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescentes sem educação básica tem quatro vezes mais chances de engravidarem em comparação com meninas que estão no ensino médio. (conectivo?) Isso acontece quando, por exemplo, a falta do incentivo familiar e escolar impedem a jovem de avançar nos estudos o que acarreta a desinformação para determinados assuntos (encaminhamento da ideia). ? (fechamento)
OBSERVAÇÕES: Bom, você citou um dado e isso é bem legal, porém, senti bastante falta do seu argumento. Você simplesmente ficou em volta do mesmo assunto e não desenvolveu bem a sua argumentação. Uso dos conectivos no inicio dos períodos... Faltou o fechamento (frase de efeito), assim como você fez no finalzinho da introdução.

Além disso, outro aspecto importante acerca da problemática é a romantização de relacionamentos com grandes diferenças de idade (você não citou isso na sua introdução, apenas disse sobre a violência sexual e não especificou). (conectivo?) É muito comum meninas engravidarem de meninos mais velhos, normalmente os familiares deixam a adolescente se relacionar com maiores de idade e isso ocasiona na sedução do mais velho com a mais nova, desejos do homem sendo atendidos por ela, que não entende que está sofrendo violência.
OBSERVAÇÕES:
Procure não ir para o senso comum. Seu repertorio não ficou produtivo e nem legitimado. Você não citou nenhuma referência histórica, filosófica, ou algo assim... senti falta :(

//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)

Fica evidente, portanto, que a gravidez precoce é um problema que merece mais atenção e deve ser solucionado. À vista disso, é preciso que os institutos educacionais invistam em campanhas que abordem não apenas sobre a preservação da gravidez precoce, mas também projetos que amparem aquelas que já engravidaram e incentivem os desmotivados, numa tentativa de reduzir a evasão escolar. Os familiares, por sua vez, devem dialogar com seus filhos acerca da educação sexual para que futuramente eles não apenas passem pela maternidade precoce, mas também evitem abusos sexuais.
agente
ação
modo/meio
finalidade
detalhamento

OBSERVAÇÕES:
Sua conclusão precisa ter 5 elementos:
1. AGENTE: quem vai tomar a iniciativa para resolver o impasse? (cabe a/ao)
2. AÇÃO: o que vai ser feito para resolver o problema?
3. MODO/MEIO: qual a maneira que vai ser utilizada pelo agente (por meio de/através de)
4. DETALHAMENTO: especificar alguma parte para convencer
5. FINALIDADE: qual a consequência terá após a resolução dos problemas citados. (a fim de/com a finalidade de).
Ela não esta completa.
#67632
vitoriaca escreveu:Ei! Primeiramente, perdão pela demora :shock:
Minhas aulas presenciais voltaram, acabo ficando sem tempo para corrigir tantas redações e, simultaneamente, estudar para o ENEM. Mas... Estou aqui, mesmo que um pouco atrasada :oops:
Vamos lá! :idea:


legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros/desnecessário
corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)

No filme “Preciosa”, a protagonista (quem?) enfrenta uma série de dificuldades, incluindo nelas a maternidade precoce (contextualização). Assim como no filme (De maneira análoga ao filme), muitas jovens brasileiras vivem a difícil realidade da gravidez precoce, algo que é muito comum entre pessoas que não tem acesso à educação básica e também meninas que sofrem, constantemente, (com a) violência sexual (tese). (A vista disso,) Mesmo que no Brasil os casos estejam diminuindo, ainda é necessário conscientizar e informar acerca desse assunto e combater esse problema rigorosamente (encaminhamento-argumentação).

OBSERVAÇÕES: Sua introdução contem uma ótima estrutura e organização das informações e tese. Apenas se atente ao uso dos conectivos. É de suma importância, que eles sejam utilizados, principalmente, no início de cada período dentro do paragrafo.

/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
Em primeiro lugar, é importante destacar a importância da educação em casos como esse (citar o caso) (apresentação da ideia). Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescentes sem educação básica tem quatro vezes mais chances de engravidarem em comparação com meninas que estão no ensino médio. (conectivo?) Isso acontece quando, por exemplo, a falta do incentivo familiar e escolar impedem a jovem de avançar nos estudos o que acarreta a desinformação para determinados assuntos (encaminhamento da ideia). ? (fechamento)
OBSERVAÇÕES: Bom, você citou um dado e isso é bem legal, porém, senti bastante falta do seu argumento. Você simplesmente ficou em volta do mesmo assunto e não desenvolveu bem a sua argumentação. Uso dos conectivos no inicio dos períodos... Faltou o fechamento (frase de efeito), assim como você fez no finalzinho da introdução.

Além disso, outro aspecto importante acerca da problemática é a romantização de relacionamentos com grandes diferenças de idade (você não citou isso na sua introdução, apenas disse sobre a violência sexual e não especificou). (conectivo?) É muito comum meninas engravidarem de meninos mais velhos, normalmente os familiares deixam a adolescente se relacionar com maiores de idade e isso ocasiona na sedução do mais velho com a mais nova, desejos do homem sendo atendidos por ela, que não entende que está sofrendo violência.
OBSERVAÇÕES:
Procure não ir para o senso comum. Seu repertorio não ficou produtivo e nem legitimado. Você não citou nenhuma referência histórica, filosófica, ou algo assim... senti falta :(

//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)

Fica evidente, portanto, que a gravidez precoce é um problema que merece mais atenção e deve ser solucionado. À vista disso, é preciso que os institutos educacionais invistam em campanhas que abordem não apenas sobre a preservação da gravidez precoce, mas também projetos que amparem aquelas que já engravidaram e incentivem os desmotivados, numa tentativa de reduzir a evasão escolar. Os familiares, por sua vez, devem dialogar com seus filhos acerca da educação sexual para que futuramente eles não apenas passem pela maternidade precoce, mas também evitem abusos sexuais.
agente
ação
modo/meio
finalidade
detalhamento

OBSERVAÇÕES:
Sua conclusão precisa ter 5 elementos:
1. AGENTE: quem vai tomar a iniciativa para resolver o impasse? (cabe a/ao)
2. AÇÃO: o que vai ser feito para resolver o problema?
3. MODO/MEIO: qual a maneira que vai ser utilizada pelo agente (por meio de/através de)
4. DETALHAMENTO: especificar alguma parte para convencer
5. FINALIDADE: qual a consequência terá após a resolução dos problemas citados. (a fim de/com a finalidade de).
Ela não esta completa.
me desculpe a demora pra responder, mas muito muito obrigada pela correção. irei estudar sobre e consertar meus erros :)

No Brasil, apesar dos avanços promovidos pe[…]

Muitas pessoas hoje em dia usam a tecnologia ao se[…]

No Brasil, apesar dos avanços promovidos pe[…]

vitoriaca , mesmo assim agradeço por se d[…]

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