Em primeiro lugar, é importante destacar a importância da educação em casos como esse. Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescentes sem educação básica tem quatro vezes mais chances de engravidarem em comparação com meninas que estão no ensino médio. Isso acontece quando, por exemplo, a falta do incentivo familiar e escolar impedem a jovem de avançar nos estudos o que acarreta a desinformação para determinados assuntos.
Além disso, outro aspecto importante acerca da problemática é a romantização de relacionamentos com grandes diferenças de idade. É muito comum meninas engravidarem de meninos mais velhos, normalmente os familiares deixam a adolescente se relacionar com maiores de idade e isso ocasiona na sedução do mais velho com a mais nova, desejos do homem sendo atendidos por ela, que não entende que está sofrendo violência.
Fica evidente, portanto, que a gravidez precoce é um problema que merece mais atenção e deve ser solucionado. À vista disso, é preciso que os institutos educacionais invistam em campanhas que abordem não apenas sobre a preservação da gravidez precoce, mas também projetos que amparem aquelas que já engravidaram e incentivem os desmotivados, numa tentativa de reduzir a evasão escolar. Os familiares, por sua vez, devem dialogar com seus filhos acerca da educação sexual para que futuramente eles não apenas passem pela maternidade precoce, mas também evitem abusos sexuais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.