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Por Isasantos26
#55327
Nos filmes, os Heróis sempre salvam as crianças de todos os problemas. De maneira nada análoga, os dias atuais no Brasil, não condiz com o que acontece no mundo da ficção, pois crianças não são salvas e, consequentemente, isso provoca a taxa de mortalidade infantil. Desse modo, convém analizar as principais consequências dessa problemática.

A Princípio, é nítido afirmar que, a negligência governamental faz parte dessa entrave. De acordo com o IBGE, de 2000 até 2015 a mortalidade infantil cresceu 27,5%. Sob o mesmo ângulo, esse fato ocorre pela ausência de médicos, remédios e um atendimento de qualidade nos hospitais, devido a isso, crianças estão indo a óbito. É necessário que o Governo tome medidas cabíveis diante desse fato.

Nos dias atuais, a pobreza no Brasil se tornou extrema, somando 13,5 milhões, conforme o IBGE. Segundo o Escritor José saramarga, " Não é a pornográfia que é obscena, é a fome que é obscena". Sob o mesmo ponto de vista, devido à miséria no Brasil, a fome vem crescendo constantemente, mães com seus filhos na barriga ficam sem o que comer e com isso, bebês acabam morrendo de desnutrição.

Em virtude dos fatos mencionados, urge que medidas sejam tomadas. Cabe ao Ministério da Saúde abrir novas vagas para médicos, para que, o indivíduo infantil tenha um atendimento de qualidade, evitando mortes. Outrossim, O governo do Município deve abrir nas comunidades carentes, um projeto por meio de verbas do Governo do Estado com reforço, aulas práticas e merenda, com o intuito de abrigar crianças carentes, dando refúgio e comida. Dessa forma, o aumento de mortalidade infantil não aconteceria.
@Felipe082 você poderia corrigir minha redação?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#55968
Miniglossário
Desvio: problema de gramática ou de convenções de escrita.
Falha: problema de estrutura sintática.
Inadequação: problema de coesão.
Monobloco: redação constituída por um único parágrafo, configurando um bloco maciço de períodos sem qualquer organização paragráfica identificável.
Operadores argumentativos: elementos que são responsáveis pelo encadeamento dos enunciados, estruturando o texto e determinando a orientação argumentativa.
Parte embrionária: introdução, argumentação ou conclusão muito curta devido a sua pouca produção.
Sem direção: redação que apresenta informações, fatos e opiniões de forma caótica ou desconexa, isto é, um aglomerado de palavras, frases ou ideias que não se articulam entre si em defesa de um ponto de vista.
...
...
Correção da redação
Usuário(a): @Isasantos26

Tipo de correção:
(X) Detalhada
(X) Completa

Legenda:
desnecessário ou redundante
(elementos da proposta de intervenção)
erro correção
linguagem confusa
mandou bem
"melhorável" sugestão
(w): observação
repetição

Nos filmes, os Heróis heróis sempre salvam as crianças de todos os problemas (1). De maneira nada análoga (2), os dias atuais no Brasil, não condizem com o que acontece no mundo da ficção, pois crianças não são salvas e, consequentemente, isso provoca uma alta taxa de mortalidade infantil (3). Desse modo, convém analizar analisar as principais consequências dessa problemática. (4)
A Princípio princípio, é nítido afirmar que, a negligência governamental faz parte dessa entrave. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000 até 2015 a mortalidade infantil cresceu 27,5%. Sob o mesmo ângulo (5), esse fato ocorre pela ausência de médicos, de remédios e de um atendimento de qualidade nos hospitais (6), devido a isso, crianças estão indo a óbito (7). É necessário que o Governo governo (8) tome medidas cabíveis diante desse fato (9).
Nos dias atuais, a pobreza no Brasil se tornou tornou-se extrema, somando 13,5 milhões (10), conforme o IBGE. Segundo o Escritor escrito português José saramarga Saramago, "Não é a pornográfia pornografia que é obscena, é a fome que é obscena". Sob o mesmo ponto de vista (11), devido à miséria no Brasil, a fome vem crescendo constantemente, mães. Mães com seus filhos na barriga grávidas ficam sem o que comer, e, com isso, bebês acabam morrendo de desnutrição.
Em virtude dos fatos mencionados desses fatos, urge que medidas sejam tomadas (12). Cabe ao Ministério da Saúde (agente) abrir novas vagas para médicos (ação), para que, o indivíduo infantil tenha um atendimento de qualidade (finalidade), evitando mortes (13). Outrossim, O governo do Município (14) a Prefeitura Municipal de cada cidade (agente) deve, por meio de verbas do Governo do Estado, abrir realizar, nas comunidades carentes, um projeto por meio de verbas do Governo do Estado (meio) com reforço, aulas práticas e merenda (ação), com o intuito de abrigar crianças carentes (finalidade), dando refúgio e comida. Dessa forma, o aumento de mortalidade infantil não aconteceria acontecerá (detalhamento) (15) (16).

Observações:
(1) Para que a menção aos heróis seja considerada um repertório, é preciso citar um filme específico.
(2) O conectivo "de maneira análoga" indica semelhança, e não oposição.
(3) Detalhe um pouco mais a problematização.
(4) De preferência, antecipe os seus argumentos.
(5) Não é esse o sentido.
(6) O que te levou a essa conclusão?
(7) Redundante.
(8) O correto é "governo", com inicial minúscula; já "Governo Federal começa com maiúsculas.
O Governo não se preocupa com a saúde dos brasileiros => ERRADO
O governo não se preocupa com a saúde dos brasileiros => CERTO
O governo federal não se preocupa com a saúde dos brasileiros => ERRADO
O Governo Federal não se preocupa com a saúde dos brasileiros => CERTO
O mesmo vale para outros órgãos.
A Prefeitura vacina a população => ERRADO
A prefeitura vacina a população => CERTO
A prefeitura de São Paulo vacina a população => ERRADO
A Prefeitura de São Paulo vacina a população => CERTO
(9) Frase genérica.
(10) Como assim? 13,5 milhões do quê?
(11) Novamente, não é esse o sentido.
(12) De preferência, retome a sua tese.
(13) Faltou o meio.
(14) Quem administra o município é o prefeito.
(15) Proposta completa, parabéns!
(16) De preferência, retome um repertório aqui.

Notas:
C1 - 80
Justificativa: há muitos desvios.
C2 - 160
Justificativa: na minha opinião, nenhum repertório é realmente produtivo.
C3 - 120
Justificativa: há alguns problemas na argumentação e no projeto de texto.
C4 - 120
Justificativa: articulação mediana, com algumas inadequações.
C5 - 200
Justificativa: proposta com todos os elementos necessários.

Total - 680
Continue praticando!!! Conte comigo para melhorar!!!


Referências
Material de leitura dos corretores do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
Iniciais de órgãos: shorturl.at/oxV37

...
Se puder, doe para o projeto, por favor: donation/index.html
Os usuários que contribuírem terão benefícios no meu sistema de correções.

...
Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
#55971
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Tipo dissertativo-argumentativo: tipo-dissertativo-argumentativo-c2-t15073.html

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Lógica da argumentação: logica-da-argumentacao-c3-t15124.html
Projeto de texto: projeto-de-texto-c3-t15094.html
Exercícios sobre habilidades argumentativas (opcional): exercicios-sobre-habilidades-argumentat ... 28899.html

Competência 4
Exercícios sobre mecanismos coesivos - Frases de filmes, séries e animações: exercicio-sobre-mecanismos-coesivos-c4- ... 15267.html
Mecanismos coesivos: mecanismos-coesivos-c4-t15139.html

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