Nesse sentido, destaca-se a falta de investimentos advinda do escasso interesse governamental em tornar íntegra a educação no Brasil. Sob essa ótica, a "educação nunca foi despesa, mas investimento com retorno garantido", ou seja, o ensino não provoca detrimento, pelo contrário, é a base para a formação de uma nação - conforme o pensamento do economista Sir Arthur. Todavia, contrariando o pensamento do economista, é nítido que a população é prejudicada com a não disponibilização de recursos por parte do estado, o qual, contribui para o sucateamento da formação básica.
Como consequência, o deficitário incentivo ao ensino público reflete no surgimento de uma sociedade excludente. Sob esse viés, com base nos estudos de Paulo Freire, é nítido a existência de um grupo oprimido, o qual é composto por pessoas que vivenciam o dilema de "serem menos", resultado da ausência de ensino. Nessa perspectiva, é perceptível o quanto um grupo social pode ser anulado por razões educacionais, em especial a faixa juvenil. Logo, urge que medidas sejam tomadas para uma supressiva sociedade deixar de persistir.
Portanto, nota-se que a deficiência na alfabetização é uma barreira estrutural e precisa ser mitigada. Para isso, o Poder Executivo, na esfera federal, deve elaborar uma proposta de aumento na verba destinada ao ensino básico, por meio de uma votação no legislativo, para ampliar o acesso educacional e afastar o país do axioma de vidas secas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.