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#48092
No filme "O analfabeto" retrata a vida de um aprendiz de carpinteiro que mora em uma cidade no México, um dia ele recebe uma carta, mas por ser analfabeto, não consegue ler, e também não deseja ajuda para leitura, então decide entrar na escola, se alfabetizar e depois ler a carta. No contraste fictício com a realidade conteporânea brasieleira, entende-se que ainda existe um elevado índice de analfabetos no Brasil, tendo em vista que a evasão escolar e a falta de infuência da leitura, são as principais causas.
Em primeira análise, a evasão escolar, onde crianças e jovens não ingressam a escola ou abandonam para assumir outras responsabilidades, pode acarretar no crescimento do analfabetismo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 50 milhões de pessoas com idade entre 14 e 29 anos, 20% delas, não terminaram algumas das etapas de eduacação básica, em consequência do abandono escolar.
Por conseguinte presencia-se um fator que influência em tal problemática: a falta de incentivo à leitura, para as crianças por parte da família, corrobora para o desinteresse em estudar. De acordo com a escritora Maria Machado, o que leva a criança a ler é o exemplo. Nesse sentido, para uma criança criar o hábito de ler, ela deve ter convivência com a leitura.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reduzir a taxa de analfabetos no Brasil. O ministério da educação, deve promover projetos para ajudar a alfabetizar adultos analfabetos, por meio de aulas. A escola em parceria com famílias, deve investir na leitura das crianças, por meio de criação de projetos escolares, como rodas de leitura, para que as crianças criem o hábito de ler, a fim de que se possa minimizar o analfabetismo no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48253
No filme "O analfabeto" retrata a vida de um aprendiz de carpinteiro que mora em uma cidade no México, um dia ele recebe uma carta, mas por ser analfabeto, não consegue ler, e também não deseja ajuda para leitura, então decide entrar na escola, se alfabetizar e depois ler a carta. No contraste fictício com a realidade contemporânea brasileira, entende-se que ainda existe um elevado índice de analfabetos no Brasil, tendo em vista que a evasão escolar e a falta de influência da leitura, < não tem vírgula] são as principais causas.

Em primeira análise, a evasão escolar, onde < não é lugar] crianças e jovens não ingressam a escola ou a abandonam para assumir outras responsabilidades, pode acarretar no crescimento do analfabetismo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 50 milhões de pessoas com idade entre 14 e 29 anos, 20% delas, não terminaram algumas das etapas de educação básica, em consequência do abandono escolar. [faltou argumentação e arrematação da tese]

Por conseguinte, [vírgula] presencia-se um fator que influência em tal problemática: a falta de incentivo à leitura, para as crianças por parte da família, corrobora para o desinteresse em estudar. De acordo com a escritora Maria Machado, o que leva a criança a ler é o exemplo. Nesse sentido, para uma criança criar o hábito de ler, ela deve ter convivência com a leitura. [tem que aprofundar mais na argumentação e arrematar a tese no final do parágrafo]

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reduzir a taxa de analfabetos no Brasil. [faltou conectivo] O ministério da educação, < sem vírgula] deve promover projetos < generalizou para ajudar a alfabetizar adultos analfabetos, por meio de aulas. [faltou conectivo] A escola em parceria com famílias, < sem vírgula] deve investir na leitura das crianças, por meio de criação de projetos escolares, como rodas de leitura, para que as crianças criem o hábito de ler, a fim de que se possa minimizar o analfabetismo no Brasil.
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