Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#50061
A constituição federal de 1988, documentos jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6º, o direito a valorização do indígena no Brasil. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o modo que o índio é tratado dificultanto assim a universalização desse direito social tão importante.
Deste modo, deve - se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o preconceito e a exclusão. Nesse sentido, podemos perceber como tal valorização da cultura e origem brasileira está cada vez diminuindo, segundo o FUNAI(Fundação Nacional do Índio) os grupos indígenas ocupam menos de 0,5% da população. Essa conjuntura, segundo as idéias do filósofo Jonh Locke, configura - se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a valorização da vida dos indígenas no país.
Ademais é fundamental apontar a colonização como impulsionadora da diminuição desses povos no Brasil. Segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população perdeu o seu espaço de 75% em menos de 15 anos. Diante de tal exposto, podemos citar o extermínio, as epidemias e a escravidão como os causadores por essa redução. Logo, é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.
Defende se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, por intermédio do Ministério da cultura juntamente com o FUNAI(Fundação Nacional do Índio) regularozem o registro dos indígenas implantando políticas de proteção a fim de assegurar a moradia e a vida desses povos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Macana pvictor20 Por favor, se puder dar uma […]

DavidBRBut , você poderia corrigir minha r[…]

__Machado de Assis, escritor e poeta brasileiro, r[…]

Eu publiquei a minha redação mas n&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM