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#65065
Segundo o filósofo Emmanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. Estes pequenos aliciamentos podem vir de gerações, caso não haja uma boa criação, pois são laços que não foram cortados com o passar do tempo. Com isso, nota-se, o famoso jeitinho brasileiro, onde há engano para resolver determinados problemas.
Em primeira análise, o ensino é fundamental para a formação do caráter da sociedade. Uma grande parcela da população já aprende desde criança o que é certo e errado, basta escolher um desses caminhos. Muitas das vezes por falta de orientação, alguns acabam optando pela imoralidade. Elisa Lucinda diz que não dá para mudar o início, mas dá para mudar o fim.
É notório lembrar, que a cultura corrupta nacional não é só relacionada à suborno entre grandes empresas, como por exemplo a Volkswagen, que em 2015 fraudou os resultados do controle de emissão de poluentes em motores a diesel em 11 milhões de veículos. Esse empecilho está ligado a colar em provas, não devolver o troco a mais, furar filas, e fora outras deturpações.
Por fim, é necessário que os chefes do Poder Executivo façam com que as leis sejam cumpridas de fato pela civilização. Lembrando que também é um dever do corpo social se alto analisar, para que assim não venha acontecer mais adulterações na comunidade brasiliense. Importante lembrar que para um melhor resultado, as escolas devem abordar mais sobre o assunto corruptela.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#65524
Olá, Gennifer.

A sua redação foge bastante dos critérios de avaliação do ENEM, então, por isso, eu não trouxe uma correção detalhada - afinal, seria irrelevante.

De todo modo, aqui estão alguns comentários:
  • Atente-se à estrutura sintática. Há muitos erros de vírgula, adequações verbais e alguns elementos da linguagem informal;
  • O uso de conectivos está fraquíssimo. Note que o seu texto não se encontra bem articulado, justamente por conta da ausência - e utilização indevida - de operadores. Atente-se a isso;
  • Os repertórios utilizados não são pertinentes, até porque, é perceptível que não há produção em relação aos tais. Lembre-se: esse tipo de material serve como exposição, apenas. É preciso explicar, de maneira clara, o ponto de vista construído a partir dele;
  • A sua conclusão está muito superficial. Não há os 5 elementos exigidos em nenhuma das duas propostas apresentas, por isso, a sua intervenção torna-se insuficiente.
Atente-se às objeções, compreenda os seus erros e volte a praticar! Sem desânimo, ok? ;)

Segue material de estudo:


Material para estudar: https://vestibular.brasil[…]

Alguém corrige meu texto?

vc escreve muito bem parabéns!! eu achei d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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