Em primeiro plano, é fundamental discutir o descaso social como causa da problemática. Visto que, diariamente, as pessoas fazem descartes indevidos de materiais plásticos nos oceanos e consequentemente contribui com a poluição. Comprova-se isso diante da pesquisa realizada pela Revista de Pesquisa da Fapesp onde aponta que, anualmente, mais de 3,40 milhões de toneladas de lixos plásticos vão parar nos mares. Isso se dá devido à falta de consciência por parte dos cidadãos.
Por conseguinte, uma vez que o plástico chega ao oceano, ele perturba o equilíbrio do ecossistema, matando animais marinhos que o ingere. Ademais, vale evidenciar a visão do filósofo Hanas Jonas de que se deve preservar a matéria presente para garantir às gerações futuras. Porém, ao contrário do que Jonas acreditava, nota-se que a morte de espécies marinhas não garante sua continuidade no futuro, prejudicando o ecossistema. Isso significa que, à medida que os animais morrem e deixam de ocupar seus biomas, a biodiversidade é reduzida, o que resulta na diminuição dos recursos naturais e na capacidade de autorregulação do meio ambiente.
Portanto, visando suprimir a problemática ambiental referente à poluição dos oceanos, cabe a intervenção do Governo, mais especificamente o Poder Público, criar mecanismos de proteção aos animais marinhos, impondo leis mais rígidas e punições mais severas de modo infringente para aqueles que de alguma forma prejudica os animais, além de realizar campanhas de conscientização aos cidadãos, a fim de preservar as espécies da fauna e, consequentemente, os impactos que essas causam no ecossistema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.