Na série americana fictícia "Criminal Minds", pode-se observar, em um dos episódios, um homem que foi preso errôneamente e apenas seis anos depois, a polícia descobre o real criminoso e o liberta. Porém, quando o mesmo sai, sua vida inteira está arruinada. E é possível comparar esta situação com milhares de outros brasileiros. Muitos são presos injustamente e quando saem, suas vidas mudam drasticamente. Ninguém lhes dará trabalho, moradia ou alguma segunda chance.
Essas prisões injustas só levam ao aumento da superlotação nas celas e torna-se impossível a melhoria do sistema. Por conta dessa superlotação, a falta de higiene, privacidade e respeito, faz com que mais prisioneiros vejam a prisão como um lugar injusto e sem sentido, e não como um lugar para refletir e pagar por seus erros. Isso só reflete no sistema precário que vai piorando a cada dia.
Visto isso, pode-se afirmar que o sistema carcerário é falho e incerto. Logo, como uma medida de prevenir alguns erros, o governo deveria investir em mais verbas nas prisões e dar mais atenção a essas pessoas no momento que saem do cárcere, para que todos possam ter seus direitos respeitados e terem uma segunda chance como qualquer ser humano merece.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. A redação, neste nível, é elaborada com estruturas linguísticas rudimentares, que, embora se configure minimamente como um texto, apresenta graves problemas de pontuação, de grafia e de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.