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Por Higorvaz
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#117170
Conforme Immanuel Kant, célebre pensador alemão, é um dever social respeitar a dignidade e os direitos de cada pessoa. No entanto, no que se refere à atualidade turística brasileira, esse dever é negligenciado, o que evidencia a problemática do turismo sexual no Brasil – com a objetificação feminina sendo um revés grave a ser considerado. Logo, analisam-se os causantes desse cenário: a cultura machista e a visão estrangeira.

Diante disso, é importante dizer como o machismo atua nesse problema. Isso porque a mentalidade social exterior, geralmente, é intrínseca a estrutura patriarcal. A título de exemplo, em sociedades asiáticas, como a China, o patriarcalismo – ordem social que prevê o homem acima da mulher – ainda perdura. Nesse sentido, viajantes desses lugares, sobretudo homens, – por falta de estudo e pesquisa acerca do país destino, nesse caso, o Brasil –, muitas vezes, discriminam e reduzem a população local feminina a objetos de prazer. Por isso, ao pensarem que a estrutura social brasileira se assemelha a sua terra natal, cometem crimes, já que acham que estão, socialmente, acima do público feminino, tendo o direito de assediá-lo, deturpando, assim, a dignidade da mulher, objetificando-as.

Ademais, cita-se como o Brasil é visto exteriormente. Essa tese é sustentada pela ação da mídia externa, que reduz a rica cultura brasileira a estereótipos, sendo um deles o sexual. À vista disso, tal ação de generalização cultural – causada pela visão comum dessa nação, como praias e mulheres –, fomenta a vinda de turistas estrangeiros apenas para aproveitar isso, pois são incultos sobre outros aspectos – não mostrados pela máquina midiática. Por conseguinte, essa conjuntura ignorante acaba por suscitar o turismo sexual, haja vista que os meios de comunicação não exibem outro tipo de visão, e os turistas, alienados, fortalece-a, a exemplo de compartilhar fotos com mulheres, no litoral, em suas redes sociais, - sexualizando-as – como foi no caso dos atores do filme Velozes e Furiosos 5, que se passava no Rio de Janeiro.

É necessário, portanto, intervir nos impasses. Para isso, cabe ao Ministério do Turismo – órgão responsável pelo turismo no Brasil –, por meio de verbas estatais, divulgar dados que informem estrangeiros sobre o corpo social, mitigando infortúnios de desinformação. Além disso, mediante contato com a mídia exterior, desfazer o quadro de estereótipos brasileiros, incentivando-a a divulgar os demais espectros da pluralidade cultural brasileira, com o intuito de se resolver os óbices. Assim sendo, espera-se que o dever social seja cumprido.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#117175
NOTA FINAL 940!
Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. Você conseguiu abordar o tema proposto de forma clara e objetiva, além de ter utilizado repertório sociocultural produtivo para embasar seus argumentos.

No entanto, é importante prestar atenção à coesão textual. Algumas frases ficaram um pouco confusas ou mal construídas, dificultando a compreensão do leitor em alguns momentos. Por exemplo: "Por isso, ao pensarem que a estrutura social brasileira se assemelha a sua terra natal" — seria mais adequado dizer "ao pensarem que a estrutura social brasileira se assemelha à da sua terra natal". Além disso, algumas ideias poderiam ser melhor articuladas entre si para tornar o texto ainda mais coeso.

Outro ponto positivo foi a elaboração da proposta de intervenção detalhada no final do texto. Ela está bem formulada e contempla todos os elementos exigidos pelo Enem.

Em relação aos critérios específicos do Enem:

- Desenvolvimento do tema: você soube explorar bem o assunto proposto e trouxe argumentos relevantes para sustentar seu ponto de vista.

- Dissertativo-argumentativo: seu texto segue esse formato com tese clara na introdução, argumentação consistente no desenvolvimento e conclusão coerente.

- Uso de argumentos: você utilizou exemplos concretos para ilustrar suas ideias sobre como o machismo e a visão estereotipada dos turistas contribuem para o problema do turismo sexual no Brasil.

- Coerência textual: apesar das pequenas falhas de coesão mencionadas anteriormente, o texto apresenta uma boa articulação entre as partes e um repertório diversificado de recursos coesivos.

- Proposta de intervenção: sua proposta está bem elaborada e contempla todos os elementos exigidos pelo Enem.

Em geral, sua redação está muito boa! Parabéns pelo trabalho. Para melhorar ainda mais a escrita, sugiro que você revise cuidadosamente o texto em busca de possíveis erros gramaticais ou problemas na construção das frases. Além disso, é importante praticar a escrita regularmente para desenvolver cada vez mais suas habilidades nessa área.

Sua redação possui 19 desvios!
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