Avatar do usuário
Por HevellynCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77143
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do País, prevê em seu artigo 231, os direitos básicos indígenas como inerente a esta mesma sociedade. Entretanto, tais ações não se têm repercutido com ênfase na prática quando se observa a desvalorização da cultura indígena, dificultando, deste modo, a generalização desse direito social e cultural dos povos indígenas no Brasil contemporâneo. Diante deste cenário, faz-se inadiável a análise dos fatores que contribuem com esse quadro.
É importante salientamos a ausência de medidas governamentais para a preservação da cultura indígena, tais como a falta de mais escolas – o que é fundamental para conservação de suas culturas –, e hospitais com médicos especializados. Embora esta é uma cultura bastante significativa para o País, deixá-la de lado denuncia a própria cultura brasileira. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, considera-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a função de assegurar que os cidadãos desfrutem de direitos como a cultura, o que é evidente no País.
Ademais, é fundamental apontar a Secretaria da Cultura como impulsionador de medidas que preservem a cultura indígena no Brasil contemporâneo. Logo, é inadmissível que esta tradição cultural se danifique.
Infere-se, portanto, a necessidade de se resguardar esta estirpe, e para isso, é imprescindível que o governo, em ação conjunta com a FUNAI, estabeleça escolas e hospitais – a fim de diminuir as epidemias –, e fazer com que a sua pequena população não se extingua, e sua cultura não se desvaneça. Assim, se estabilizará uma sociedade mais justa e cultural, onde o Estado desempenha seu "contrato social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por HevellynCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77184
@sixthero
@Cleverson
@geoca
@Anasilva09

Pessoal, espero não tirar muito tempo de vocês, apenas preciso de uma clareza sobre os pontos onde devo melhorar o texto, se está dentro do padrão exigido nas cinco competências que todos conhecemos, e se posso continuar engrancedecendo os meus textos dentro dos próximos temas com este mesmo padrão. I

mensamente agradeço àqueles que se disponibilizarem a me ajudar. Um abraço! :)
0
Avatar do usuário
Por HevellynCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77185
HevellynCris escreveu:@sixthero
@Cleverson
@geoca
@Anasilva1
@EmillyySilva

Pessoal, espero não tirar muito tempo de vocês, apenas preciso de uma clareza sobre os pontos onde devo melhorar o texto, se está dentro do padrão exigido nas cinco competências que todos conhecemos, e se posso continuar engrancedecendo os meus textos dentro dos próximos temas com este mesmo padrão.

Imensamente agradeço àqueles que se disponibilizarem a me ajudar. Um abraço! :)
0
Avatar do usuário
Por HevellynCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77209
HevellynCris escreveu:
HevellynCris escreveu:@sixthero
@Cleverson
@geoca
@Anasilva1
@EmillyySilva
@Gi69
@maiconpgtu
@anasilva1
@juliardrgs
@Anne24
@Eubrooke
@GabyyOliver
@beatrix

Pessoal, espero não tirar muito tempo de vocês, apenas preciso de uma clareza sobre os pontos onde devo melhorar o texto, se está dentro do padrão exigido nas cinco competências que todos conhecemos, e se posso continuar engrancedecendo os meus textos dentro dos próximos temas com este mesmo padrão.

Imensamente agradeço àqueles que se disponibilizarem a me ajudar. Um abraço! :)
0
Avatar do usuário
Por anasilva1
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77227
Olá @HevellynCris. Aqui está minha correção

1Desvio gramatical
2Desvio ortográfico
3Ausência ou emprego incorreto do sinal de pontuação (vírgula, ponto)
4Repetição de termo
5Ausência ou emprego incorreto do conectivo
6Substitua o termo
7Comentário adicional


A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do País, prevê em seu artigo 231, os direitos básicos indígenas como inerente a esta mesma sociedade. Entretanto, tais ações não se têm repercutido com ênfase na prática3 5quando se observa a desvalorização da cultura indígena, dificultando, deste modo, a generalização desse direito social e cultural dos povos 4indígenas no Brasil contemporâneo. Diante deste cenário, faz-se inadiável a análise dos fatores que contribuem com esse quadro.

❯ Elementos da introdução ❮
Repertório sociocultural:
Contraste e pertinência com o tema:
Apresentação das teses:
Estrutura incompleta para redação ENEM


5É importante 7salientamos a ausência de medidas governamentais para a preservação da cultura indígena, tais como a falta de mais escolas – o que é fundamental para conservação de suas culturas –, e hospitais com médicos especializados. Embora esta é uma 4cultura bastante significativa para o País, deixá-la de lado denuncia a própria 4cultura brasileira. Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, considera-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre a função de assegurar que os cidadãos desfrutem de direitos como a 4cultura, o que é evidente no País.

➤ Não utilize verbos na primeira pessoa do singular ou plural
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura incompleta para redação ENEM


Ademais, é fundamental apontar a Secretaria da Cultura como impulsionador de medidas que preservem a cultura indígena no Brasil contemporâneo. Logo, é inadmissível que esta tradição cultural se danifique.

➤ Recomendo que você aprofunde sua argumentação no parágrafo de desenvolvimento
❯ Elementos do desenvolvimento ❮
Tópico frasal:
Contextualização:
Argumentação:
Estrutura inadequada para redação ENEM


Infere-se, portanto, a necessidade de se resguardar esta estirpe, e para isso, é imprescindível que o 7governo, em ação conjunta com a 7FUNAI, estabeleça escolas e hospitais – a fim de diminuir as epidemias –, e fazer com que a sua pequena população não se extingua, e sua cultura não se desvaneça. Assim, se estabilizará uma sociedade mais justa e cultural, onde o Estado desempenha seu "contrato social", tal como afirma John Locke.

➤ Escreva o nome do agente com letra maiúscula
➤ Ao usar uma sigla, escreva seu nome por extenso
➤ Sempre que escrever sua intervenção, pense no que você citou nas teses como elementos principais a serem afetados por sua proposta
❯ Elementos da conclusão ❮
Agente (quem fará?):
Ação (o que será feito?):
Meio/modo (como será feito?):
Finalidade (para quê será feito?):
Detalhamento (para algum dos citados):
Estrutura incompleta para redação ENEM
0
Avatar do usuário
Por HevellynCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77247
Olá, @anasilva1 , primeiramente agradeço pela correção da minha redação, disponibilidade e atenção. Logo de início fiquei um pouco assustada com a nota, mesmo seguindo todos os critérios das cinco competências exigidas em uma redação, mas acredito que então, eu possa melhorar muito mais nesses aspectos que você declarou. Espero que não se importe, mas se me permitir, estarei mencionando seu perfil nas próximas redações que eu fizer. Mais uma vez agradeço, um abraço! :)
0
Avatar do usuário
Por HevellynCris
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#77425
@maiconpgtu

Oi! Encontrei você em algumas correções... Faria o favor de analisar a minha redação e verificar se a nota recebida faz jus ao formato do meu texto? Estou pernoitando para trazer o melhor da minha redação, e mandar bem na prova! Agradeço de antemão! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
86 Exibições
por Jhuilionzin
0 Respostas 
257 Exibições
por Vitoria1217
0 Respostas 
81 Exibições
por MoniqueBarb
5 Respostas 
314 Exibições
por carlaburi02
2 Respostas 
75 Exibições
por anapaula980
2 Respostas 
142 Exibições
por Anyfernandes
1 Respostas 
107 Exibições
por Caiunao
0 Respostas 
101 Exibições
por rejuvencidaa
0 Respostas 
192 Exibições
por luizagdias
1 Respostas 
343 Exibições
por Raquelzinhaz

Um levantamento feito no Brasil pelo Futuro da Sa&[…]

Recentemente, ocorreu-se uma notícia de um […]

O filme Wall-e conta a história de como, h&[…]

O longa-metragem "The Normal Heart&qu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM