Em primeira análise, convém destacar que, a violência cultural não só esteve muito presente no passado, especificamente na idade média, como continua até os dias atuais. De acordo com o Ipea, 76% do total das vítimas de homicídios são pessoas negras. Dessa forma, não só no Brasil, como no mundo todo, a descriminação contra outro indivíduo que tem características diferentes ainda é muito presente, sendo as maiores vítimas os grupos sociais mais vulneráveis.
Além disso, é notório o desinteresse dos jovens pela sua própria cultura, tendo em vista que a internet, uma grande fonte de conhecimento, entrega apenas conteúdos pelo qual a pessoa se interessa. Desse modo, o cantor e compositor, Bob Marley cita que: ‘Um povo sem conhecimento, saliência de seu passado histórico, origem e cultura. É como uma árvore sem raízes’. Consoante a isso, se a geração atual não se interessar pela própria cultura e preservá-la, estará propensa a cometer os mesmos erros cometidos no passado.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar a diversidade cultural brasileira e a importância da preservação das tradições regionais. Dessa maneira, cabe aos órgãos superiores fazerem propagandas de inclusão à cultura, possibilitando passe-livre de graça para jovens de até 24 anos, estudantes e não estudantes, à cinemas, museus, exposições de arte, entre outros, por meio de propagandas feitas por influenciadores digitais, de modo que a preservação da cultura brasileira seja preservada. Somente assim, poderemos ter um futuro melhor, com uma diversidade mais inclusiva e empática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.