• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#73344
Durante a histórica Segunda Guerra Mundial, o partido nazista foi responsável pela morte de milhares de homossexuais em campos de concentração, por serem considerados inferiores a raça ariana. Tal fato, se deu pela expansão da ideologia alemã, que era crucial para a disseminação do ódio contra parcela. Similarmente, a realidade brasileira se encontra em consonância com o cenário do século XX, em que a mentalidade do corpo social e a ausência de debate nas escolas corroboram a persistência das práticas de homofoboia no Brasil. Sendo assim, é imperioso analisar os fatores que impulsionam o quadro.
Em primeira análise, é relevante destacar a mentalidade social como propulsora do revés. Sob essa óptica , a tele-novela "Totalmente Demais" retrata as consequências que as atitudes homofobicas causam quando o personagem Max é espancado em via pública por estar de mãos dadas com seu parceiro. Tal situação ,revela como o preconceito está enraizado na sociedade verde-amarela, em que indivíduos com uma orientação sexual distintas são consideradas "aberrações". Destarte, é preciso reverter esse cenário a fim de que a sociedade se torne mais tolerante.
Outrossim ,a falta de discussão no meio escolar é outro fator que contribui para que a homofobia persista no território brasileiro. Dessa forma, a falta de debate em sala de aula, abre margem para que a problemática permaneça na invisibilidade. Nesse viés, o Teólogo Rubem Alves pontua que a escola pode ser comparada a uma gaiola, uma vez que se encontra restrita apenas Às disciplinas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sujeitando seus alunos a alienação por não tratar de assuntos relacionados à pautas sociais, como a homofobia. Desse modo, urge tirar tal entrave da invisibilidade no âmbito escolar.
Portanto, é necessário tomar medidas para sanar o problema. Para isso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) em conjunto com instituições de educação deve desenvolver um projeto que inclua a discussão acerca das práticas de homofobia por meio de rodas de conversa com estudantes, tendo por finalidade de incluir o respeito a orientação sexual de cada um . Ademais, o MEC deve distribuir verbas destinadas ao aprimoramento do projeto para que se torne viável . Dessa maneira, será possível viver em uma sociedade pautada no respeito , distante do contexto nazista do século XX.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#73345
@geoca @vitoria @Gi69 @Dante @hel0oooo @Eviih @EmillyySilva @francis @chihirukiki @estudaenem
Se algum de vocês puderem disponibilizar um tempinho pra corrigir minha redação, ficarei imensamente grata!
Quem não foi marcado, fique à vontade :D
#73493
Oiii @Larissarg17, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação, eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok? Sinta-se livre para contestar qualquer parte desta análise.

observações
comentários
possíveis erros
reescrita/correção
desnecessário


introdução

Durante a histórica Segunda Guerra Mundial, o partido nazista foi responsável pela morte de milhares de homossexuais em campos de concentração, por serem considerados inferiores a raça ariana. Tal fato, se deu pela expansão da ideologia alemã, que era crucial para a disseminação do ódio contra [essa] parcela. Similarmente, a realidade brasileira se encontra em consonância com o cenário do século XX, em que a mentalidade do corpo social e a ausência de debate nas escolas corroboram a persistência das práticas de homofoboia no Brasil. Sendo assim, é imperioso analisar os fatores que impulsionam o quadro.

Perfeitoooo, muito bem!


d1

Em primeira análise, é relevante destacar a mentalidade social como propulsora do revés. Sob essa óptica [a forma "ótica" geralmente é mais usada], a tele-novela [telenovela] "Totalmente Demais" retrata as consequências que as atitudes homofobicas causam quando o personagem Max é espancado em via pública por estar de mãos dadas com seu parceiro. Tal situação, revela como o preconceito está enraizado na sociedade verde-amarela, em que indivíduos com uma orientação sexual distintas [distinta] são consideradas [considerados, uma vez que concorda com "indivíduos"] "aberrações". Destarte, é preciso reverter esse cenário a fim de que a sociedade se torne mais tolerante.

Ótima argumentação!


d2

Outrossim, a falta de discussão no meio escolar é outro fator que contribui para que a homofobia persista no território brasileiro. Dessa forma, a falta de debate em sala de aula, abre margem para que a problemática permaneça na invisibilidade. Nesse viés, o teólogo Rubem Alves pontua que a escola pode ser comparada a uma gaiola, uma vez que se encontra restrita apenas às disciplinas contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sujeitando seus alunos a alienação por não tratar de assuntos relacionados à pautas sociais, como a homofobia. Desse modo, urge tirar tal entrave da invisibilidade no âmbito escolar.


conclusão

agente
ação
meio/modo
intuito
detalhamento

Portanto, é necessário tomar medidas para sanar o problema. Para isso, o Ministério da Educação e Cultura (MEC)[,] em conjunto com instituições de educação[,] deve desenvolver um projeto que inclua a discussão acerca das práticas de homofobia por meio de rodas de conversa com estudantes, tendo por finalidade de incluir o respeito a orientação sexual de cada um . Ademais, o MEC deve distribuir verbas destinadas ao aprimoramento do projeto para que se torne viável. Dessa maneira, será possível viver em uma sociedade pautada no respeito , distante do contexto nazista do século XX.


checklist de assuntos que te ajudarão a aperfeiçoar sua redação

⚪ uso da vírgula
⚪ concordância nominal e verbal
⚪ agentes para a proposta de intervenção



É isso, parabéns pelo seu desempenho na redação! Continue treinando, você está no caminho certo <3

https://projetoredacaonota1000.com.br/combate-ao-a[…]

GabrielFelix obg💕

TEMA: Exploração trabalhista

GabiSantos eurodrigo anasilva1 Rayanne07 […]

willoliveira thayolivb , Jotaveh , walace […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM