A princípio, os descasos do governo é um importante fator influenciador do problema. A música "Commander in chief", da cantora Demi Lovato, afirma que, em muitos casos, os representantes nacionais não dispõem de preocupação perante aos principais dilemas sociais. A composição de Demi se concretiza no momento que os políticos, improdutivos em relação à sociedade, não se preocupam em proteger os direitos das pessoas LGBTs, assim, essa minoria fica vulnerável a diversas violências, sem seus direitos básico e a Constituição não é seguida e respeitada da maneira que deveria ser. Por isso, urge que o Estado reconheça o poder que tem e mude sua postura negligente.
Ademais, a má formação familiar afeta diretamente a reversão desse problema. Aristóteles definiu "família" como a comunidade que serve de base para a sociedade. De fato, a família tem papel basilar no combate a homofobia no Brasil, visto que, com a presença dos parentes desde pequeno, o indivíduo consegue aprender o respeito com as diversas minorias existentes no Brasil, inclusive a LGBT. Assim, a família precisa reconhecer a sua capacidade de mudar o coletivo e passe a ensinar os indivíduos como ter consideração e tolerância com as outras pessoas.
Portanto, sendo o combate à homofobia um problema à toda sociedade brasileira, urge que o Estado crie palestras e campanhas com as famílias, a fim de reverter esse preconceito e intolerância a pessoas LGBT. Com isso, o poder público deixaria de ser negligente, a família cumpriria seu papel basilar e a Constituição Federal não seria apenas um documento que não é posto em prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.