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#51856
Segundo dados do Instituto Pró Livro, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019, taxa que aumenta progressivamente com a influência da tecnologia, principalmente entre crianças e jovens. Nesse sentido, é necessário ressaltar a importância do incentivo à leitura nesse público, já que é um hábito que oferece inúmeros benefícios, mas que infelizmente tem perdido seu espaço no meio social.
Primeiramente, podemos perceber que a leitura permite o acesso à diversas informações como histórias, culturas e realidades de diferentes épocas e sociedades, fazendo com que o indivíduo se aproximem de vários lugares e desenvolva cada vez mais o seu conhecimento. Tal fato é comprovado ao refletirmos sobre a obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, que, apesar de fictícia, nos mostra os impactos causados pela seca no Nordeste brasileiro e as mazelas vividas pelas personagens.
Aliado a isso, é notório que a leitura possui um papel civilizador sobre o ser humano, pois ela estimula o aprimoramento do pensamento crítico. Sendo assim, a cada vez que se lê, mais conhecimento se adquire e, por tanto, o sujeito acumulará diversas ideias e argumentos. Como exemplo, podemos citar o filme "Sociedade dos Poetas Mortos", em que o professor John Keating incentiva e aprimora o senso crítico dos alunos através da leitura de poemas.
Desse modo, é preciso que o Estado tome providências para reduzir a perda de leitores no Brasil. Para isso, urge que o Ministério da Educação, em conjunto com as bibliotecas, incentive a leitura entre crianças e jovens por meio de eventos de doações de livros para que todos possam praticar tal hábito. Somente assim, o número de leitores e, consequentemente, pensadores racionais irá aumentar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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