Dessa forma, é notório que o silenciamento é um desafio presente nessa temática.Sob esse viés, a escritora Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas.Porém há uma falta de debates instaurado na primordialidade da literatura como formadora de indivíduos, visto que pouco se fala sobre o assunto nas mídias de massa, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros e corroborando para o agravamento da situação.Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela.
Em paralelo, a educação lacunar é um entrave no que tange à problemática. Nesse contexto, o filósofo Immanuel Kant ressalta que o homem é aquilo que a educação faz dele.Entretanto, é visível que as escolas não vem cumprindo o seu papel de incentivar o hábito da leitura de textos literários, uma vez que vários alunos não tem acesso a esses livros na biblioteca escolar, acarretando em um pensamento de indiferença dos estudantes em relação a essa atividade, e assim ampliando esse problema estrutural em nossa sociedade.Desse modo, superar essa lacuna é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o MEC deve promover palestras, por meio das escolas, a fim de esclarecer à importância desse tema.Tais palestras podem contar com a presença de escritores profissionais.Pararelamente, é necessário intervir sobre o silenciamento presente no assunto.Dessa maneira, o Brasil poderá colocar em prática a essência dos Direitos Humanos, como defende Hannah Arendt.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.