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Por Castru
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No decorrer da quarta revolução industrial - iniciada em 2010 -, a tecnologia gradativamente se fez mais presente na vida humana, levando à mudanças em diversos cenários, como o da educação, o que torna necessário a capacitação dos docentes para o ensino dos novos conhecimentos da grade curricular brasileira. Isso, além de melhorar a qualidade da educação no Brasil, quebra o padrão de aprendizagem pouco divergente consolidado no século XX.

De início, cabe destacar a função das escolas de formar o indivíduo para a sociedade, todavia isso não se cumpre com totalidade no Brasil. Para o ilustre filósofo Pitágoras, a boa qualidade de ensino é algo imprescindível para a estruturação de uma sociedade plena e ciente de seus direitos e deveres. Nesse sentido, são necessárias melhoras nas metodologias exercidas em sala de aula para o aprendizado, estas que motivem os estudantes a permanência na formação escolar, haja visto que, como apurado pelo MEC em 2021, quase metade dos adultos brasileiros não chegaram a concluir o ensino médio.

Outrossim, a continuação da formação docente é necessária para sobrepujar o modelo de aprendizagem unidirecional atual. Durante o mandato de Getúlio Vargas, foi cristalizado no Brasil uma estrutura de ensino que negligencia o aprendizado de temas transversais e que busquem a formação do aluno para a vida. E para a mudança desse paradigma da educação é preciso ampliar os conhecimento aplicados nos ambientes de ensino, por meio de atualizações na base curricular, e por conseguinte, a capacitação dos docentes para isso.

Portanto, é notório os impactos positivos da continuidade da formação docente para o Brasil como um todo. Visto isso, a fim de promover uma maior capacitação dos profissionais da educação nos ambientes de ensino brasileiros, faz-se mister do Governo Federal criar meios para esses se especializarem nos novos conhecimentos presentes na grade curricular atual, além de desenvolverem a didática. Isso se dará pela criação de programas sociais voltados aos mesmos e publicações em meios midiáticos que motive docentes a busca pela continuação de suas formações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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