De início, cabe destacar a função das escolas de formar o indivíduo para a sociedade, todavia isso não se cumpre com totalidade no Brasil. Para o ilustre filósofo Pitágoras, a boa qualidade de ensino é algo imprescindível para a estruturação de uma sociedade plena e ciente de seus direitos e deveres. Nesse sentido, são necessárias melhoras nas metodologias exercidas em sala de aula para o aprendizado, estas que motivem os estudantes a permanência na formação escolar, haja visto que, como apurado pelo MEC em 2021, quase metade dos adultos brasileiros não chegaram a concluir o ensino médio.
Outrossim, a continuação da formação docente é necessária para sobrepujar o modelo de aprendizagem unidirecional atual. Durante o mandato de Getúlio Vargas, foi cristalizado no Brasil uma estrutura de ensino que negligencia o aprendizado de temas transversais e que busquem a formação do aluno para a vida. E para a mudança desse paradigma da educação é preciso ampliar os conhecimento aplicados nos ambientes de ensino, por meio de atualizações na base curricular, e por conseguinte, a capacitação dos docentes para isso.
Portanto, é notório os impactos positivos da continuidade da formação docente para o Brasil como um todo. Visto isso, a fim de promover uma maior capacitação dos profissionais da educação nos ambientes de ensino brasileiros, faz-se mister do Governo Federal criar meios para esses se especializarem nos novos conhecimentos presentes na grade curricular atual, além de desenvolverem a didática. Isso se dará pela criação de programas sociais voltados aos mesmos e publicações em meios midiáticos que motive docentes a busca pela continuação de suas formações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.