A sua redação tem uma estrutura, relativamente, coerente ao que se exige no ENEM, porém existem diversos fatores passíveis de melhora. Atente-se, primordialmente, à aplicação da norma culta da língua portuguesa, uma vez que, nesse texto, vários desvios gramaticais (mais de 5) são evidenciados e, também, algumas - poucas - falhas estruturais. Outra questão relevante é a argumentação, que encontra-se, extremamente, abrangente e pouco produtiva em relação ao tema, visto que, por exemplo, a sua tese trata a leitura como um direito, mas você não fez essa relação em momento algum durante o texto, o que invalida a produtividade de Arendt. Nos seus desenvolvimentos, em consecução, nota-se, ainda, mais 2 autores da mesma área do conhecimento de Hannah, algo que exibe uma limitação de embasamento notória e uma falta de pertinência na aplicação dos argumentos, algo perceptível pela superficialidade dos parágrafos 2 e 3. A sua conclusão, por fim, não traz, validamente, os 5 elementos necessários. É bom lembrar, nesse sentido, que informações redundantes não cumprem, a título de exemplo, o papel de modo ou meio - ou seja, "por meio de escolas", para o MEC, não é uma informação que acrescente, já que o Ministério da Educação já é, intrinsecamente, ligado à escola. Além disso, como assim "esclarecer a importância desse tema"? De que forma isso seria feito? As palestras teriam que tipo de conteúdo para alcançar tal finalidade? Os escritores que seriam convidados ministrariam os eventos? Explique.
Obs.: sei que esse é um texto baseado em um dos modelos da Luma e ponto, mas cuidado com a aplicação desses. Não basta, apenas, copiar. Você precisa usar de forma coerente. Ela dá a base, não tudo. Superficialidade não é algo que o ENEM abraça. Tenha certeza disso.
C1 (120) ➔ Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita
C2 (200) ➔ Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 (120) ➔ Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C4 (200) ➔ Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (160) ➔ Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.