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Por Mylike
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#81094
mariamigon escreveu:@Mylike entendii, por nada, boa sorte no Enem!
Boa sorte para você também! Estou tranquilo igual a um vulcão com o Enem chegando... KKKKKKKKKK

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Fortes
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#81108
A sua redação tem uma estrutura, relativamente, coerente ao que se exige no ENEM, porém existem diversos fatores passíveis de melhora. Atente-se, primordialmente, à aplicação da norma culta da língua portuguesa, uma vez que, nesse texto, vários desvios gramaticais (mais de 5) são evidenciados e, também, algumas - poucas - falhas estruturais. Outra questão relevante é a argumentação, que encontra-se, extremamente, abrangente e pouco produtiva em relação ao tema, visto que, por exemplo, a sua tese trata a leitura como um direito, mas você não fez essa relação em momento algum durante o texto, o que invalida a produtividade de Arendt. Nos seus desenvolvimentos, em consecução, nota-se, ainda, mais 2 autores da mesma área do conhecimento de Hannah, algo que exibe uma limitação de embasamento notória e uma falta de pertinência na aplicação dos argumentos, algo perceptível pela superficialidade dos parágrafos 2 e 3. A sua conclusão, por fim, não traz, validamente, os 5 elementos necessários. É bom lembrar, nesse sentido, que informações redundantes não cumprem, a título de exemplo, o papel de modo ou meio - ou seja, "por meio de escolas", para o MEC, não é uma informação que acrescente, já que o Ministério da Educação já é, intrinsecamente, ligado à escola. Além disso, como assim "esclarecer a importância desse tema"? De que forma isso seria feito? As palestras teriam que tipo de conteúdo para alcançar tal finalidade? Os escritores que seriam convidados ministrariam os eventos? Explique.

Obs.: sei que esse é um texto baseado em um dos modelos da Luma e ponto, mas cuidado com a aplicação desses. Não basta, apenas, copiar. Você precisa usar de forma coerente. Ela dá a base, não tudo. Superficialidade não é algo que o ENEM abraça. Tenha certeza disso. ;)

C1 (120) ➔ Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita
C2 (200) ➔ Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 (120) ➔ Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C4 (200) ➔ Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (160) ➔ Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Me acompanhe no Instagram (@fortesnaredacao)! :)
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Por Mylike
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#81111
eurodrigo escreveu:A sua redação tem uma estrutura, relativamente, coerente ao que se exige no ENEM, porém existem diversos fatores passíveis de melhora. Atente-se, primordialmente, à aplicação da norma culta da língua portuguesa, uma vez que, nesse texto, vários desvios gramaticais (mais de 5) são evidenciados e, também, algumas - poucas - falhas estruturais. Outra questão relevante é a argumentação, que encontra-se, extremamente, abrangente e pouco produtiva em relação ao tema, visto que, por exemplo, a sua tese trata a leitura como um direito, mas você não fez essa relação em momento algum durante o texto, o que invalida a produtividade de Arendt. Nos seus desenvolvimentos, em consecução, nota-se, ainda, mais 2 autores da mesma área do conhecimento de Hannah, algo que exibe uma limitação de embasamento notória e uma falta de pertinência na aplicação dos argumentos, algo perceptível pela superficialidade dos parágrafos 2 e 3. A sua conclusão, por fim, não traz, validamente, os 5 elementos necessários. É bom lembrar, nesse sentido, que informações redundantes não cumprem, a título de exemplo, o papel de modo ou meio - ou seja, "por meio de escolas", para o MEC, não é uma informação que acrescente, já que o Ministério da Educação já é, intrinsecamente, ligado à escola. Além disso, como assim "esclarecer a importância desse tema"? De que forma isso seria feito? As palestras teriam que tipo de conteúdo para alcançar tal finalidade? Os escritores que seriam convidados ministrariam os eventos? Explique.

Obs.: sei que esse é um texto baseado em um dos modelos da Luma e ponto, mas cuidado com a aplicação desses. Não basta, apenas, copiar. Você precisa usar de forma coerente. Ela dá a base, não tudo. Superficialidade não é algo que o ENEM abraça. Tenha certeza disso. ;)

C1 (120) ➔ Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita
C2 (200) ➔ Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 (120) ➔ Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C4 (200) ➔ Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (160) ➔ Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Bom dia, muito obrigado pela sua correção!

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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#81129

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
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Por Jotaveh
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#81428
Segundo Hannah Arendt, a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.No entanto, não é o que acontece na questão da importância da literatura na formação infantil no Brasil, já que muitas pessoas não tem o devido incentivo a essa prática.Nesse sentido, percebe-se uma delicada problemática, que tem como causas o silenciamento e a lacuna educacional .
Repertório + relação com o tema + Tese (causas da problemática)


Dessa forma, é notório que o silenciamento é um desafio presente nessa temática.Sob esse viés, a escritora Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas.Porém [faltou vírgula aqui] há uma falta de debates instaurado na primordialidade da literatura como formadora de indivíduos, visto que pouco se fala sobre o assunto nas mídias de massa, gerando a desinformação da maioria dos brasileiros e corroborando para o agravamento da situação.Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela.
Apresentou todos os elementos.

Em paralelo, a educação lacunar é um entrave no que tange à problemática. Nesse contexto, o filósofo Immanuel Kant ressalta que o homem é aquilo que a educação faz dele.Entretanto, é visível que as escolas não vem cumprindo o seu papel de incentivar o hábito da leitura de textos literários, uma vez que vários alunos não tem acesso a esses livros na biblioteca escolar, acarretando em um pensamento de indiferença dos de muitos estudantes em relação a essa atividade, e [falta vírgula aqui] assim [falta vírgula aqui]
ampliando esse problema estrutural em nossa sociedade.Desse modo, superar essa lacuna é urgente.
Todos os elementos

Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o MEC [o que é o MEC? Mercado Estrangeiro Comum?] deve promover palestras, por meio das escolas, a fim de esclarecer à importância desse tema.Tais palestras podem contar com a presença de escritores profissionais.Pararelamente, é necessário intervir sobre o silenciamento presente no assunto.Dessa maneira, o Brasil poderá colocar em prática a essência dos Direitos Humanos, como defende Hannah Arendt.

Retomada + 5 elementos + Fechamento.
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