Sendo assim, a infância é o momento em que as pessoas mais aprendem coisas novas e diferentes, porém muitas vezes não são incentivadas a ter o hábito de leitura, por isso quando crescem não tem interesse nenhum no hábito. Por isso a leitura familiar no Brasil têm que ser melhorada e praticada, já que na maioria das vezes é muito esquecida, pois geralmente os próprios pais não leem, então a probabilidade da criança não ler também é enorme, de acordo com a Agencias Brasil o número de leitores de 2015 para 2019 caiu de 56% para 52%, número que pode ter caído pela falta de incentivo familiar.
Além disso, têm também o agravamento da situação quando a criança cresce e passa a ter livros obrigatórios para ler na escola, o que piora ainda mais a vontade dá leitura, já que muitas vezes são livros que não têm a mesma realidade, linguagem ou problemas que o leitor, fazendo com que a leitura vire ainda mais chata. Como se pode ver de acordo com a Uol entre crianças na faixa de 11 a 13 anos 84% são leitores, mas quando estão na faixa de 14 a 17 anos a porcentagem diminui para 75%, uma das possíveis causas, além do desestimulo familiar, que muitos pensam que porque pessoa já é "crescida" não é necessária a influência, também é a fase onde se começam a ser lidos livros da literatura clássica que muito dificilmente vão retratar situações presentes no dia a dia dos jovens.
Portanto, a leitura é algo que se não for praticada e incentivada desde pequeno pode resultar em problemas graves quando se cresce e uma das formas mais efetivas de se combater este desábito é incentivar a literatura na vida na criança, como levar ela em bibliotecas para se criar o costume de conviver com livros, os pais lerem com a criança todos os dias para ela ver o quanto a leitura pode ser divertida ou até mesmo a família ter mais livros à vista em casa para a criança ver que os pais e parentes gostam de ler e assim começar a ler também.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada