Nesse contexto, é lícito destacar que as pessoas que habitam em áreas periféricas necessitam de maior incentivo familiar e governamental para entender a importância da leitura. Isso posto, de acordo com o líder político Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa e capaz de mudar o mundo, sendo assim, ações educativas administradas pelos familiares do indivíduo são essenciais para a criação do hábito de ler. Contudo, a problemática da exclusão da população periférica dificulta tal engajamento educacional e, consequentemente, impossibilita a literacia, pois é fundamental que ações governamentais sejam implantadas para modificar esse cenário preocupante.
Ademais, vale postular que a falta de recursos como os livros e a internet contribuem também com a persistência do problema em questão. Nesse sentido, o blog "Educação e Leitura" diz que as crianças que leem em casa são mais suscetíveis à adquirirem um vocabulário mais sofisticado e criatividade, por isso, é importante que as famílias construam nos jovens um desejo de aprender por meio dos conteúdos lúdicos disponibilizados nos livros com o objetivo de provocar uma maior autonomia ao leitor. A partir disso, exige-se a disponibilização dos recursos citados para facilitar a inclusão no acesso as produções literárias e auxiliar a propagação de tal prática.
Portanto, diante das questões supramencionadas, é essencial a criação de resoluções. Nesse âmbito, cabe ao Ministério da Educação - responsável pela qualidade educativa dos brasileiros- em parceira com a mídia, incentivar as famílias à construírem o hábito de ler nas crianças, por meio de propagandas e projetos que ajudem a disponibilizar livros doados e direcionados as áreas periféricas do país. Feito isso, a finalidade é proporcionar maior inclusão, fazer surgir uma geração interessada por conhecimento e com a alma engradecida pela leitura de maneira análoga ao que disse o filósofo Voltaire.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.