Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#47662
Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a disseminação da violência urbana no Brasil é uma das faces mais problemáticas da sociedade hodierna. Essa realidade se deve, sobretudo, a negligência governamental, bem como à desigualdade social.

Em primeiro plano, evidencia- se que a falta de cuidado governamental é um grande responsável pela complexidade do problema. Conforme Maquiavel, mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes. Nesse sentido, a perspectiva do filósofo aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode resolver problemas complexos, como a questão da violência urbana. Assim, o que verifica-se é uma insuficiência da legislação, se esta não vier atrelada a políticas públicas que ajam na base cultural do problema, dificultará sua resolução e, consequentemente, irá ao encontro do contexto discutido por Brás Cubas.

Em conjunto, vale ressaltar que a desigualdade social é um forte empecilho para a resolução do problema. A crise de 1929, marcada pela quebra da Bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas, no aumento da pobreza e do desemprego. Sob essa ótica, tal premissa associa-se ao mundo hodierno, visto que os revés surgem em detrimento das regras do capitalismo, a qual parte da sociedade não usufruem de tais benefícios como outros, o que justifica o contraste coletivo. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Logo, medidas são vitais para atenuar os impasses da disseminação da violência urbana no Brasil. Cabe ao Governo Federal acionar o Ministério da Cidadania, responsável pela formulação e coordenação de políticas, programas e ações voltadas à renda cidadã, através de verbas provenientes da contribuição pública, promover oportunidades voltadas para o avanço pleno da sociedade —como empregos com carteira assinada—, além de ofertar cursos preparatórios em várias áreas para que tais indivíduos possam recomeçar de maneira apropriada e com o apoio do governo, a fim de minorar os desafios advindos da violência urbana. Assim, poder-se-à criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#48434
Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado de nossa miséria. [faltou conectivo] Talvez hoje < evite esse tipo de termo, prefira atualmente] ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente à disseminação da violência urbana no Brasil é uma das faces mais problemáticas da sociedade hodierna. [faltou conectivo] Essa realidade se deve, sobretudo, a negligência governamental, bem como à desigualdade social.

Em primeiro plano, evidencia-se que a falta de cuidado governamental é um grande responsável pela complexidade do problema. Conforme Maquiavel, mesmo as leis bem ordenadas são impotentes diante dos costumes. Nesse sentido, a perspectiva do filósofo aponta para uma falha muito comum das sociedades: acreditar que a criação da lei em si pode resolver problemas complexos, como a questão da violência urbana. Assim, o que se verifica é uma insuficiência da legislação, se esta não vier atrelada a políticas públicas que ajam na base cultural do problema, dificultará sua resolução e, consequentemente, irá ao encontro do contexto discutido por Brás Cubas.

Em conjunto, vale ressaltar que a desigualdade social é um forte empecilho para a resolução do problema. [faltou conectivo] A crise de 1929, marcada pela quebra da Bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas, no aumento da pobreza e do desemprego. Sob essa ótica, tal premissa associa-se ao mundo hodierno, visto que os revés surgem em detrimento das regras do capitalismo, a qual parte da sociedade não usufrui de tais benefícios como outros, o que justifica o contraste coletivo. Faz-se imprescindível, portanto, a dissolução dessa conjuntura.

Logo, medidas são vitais para atenuar os impasses da disseminação da violência urbana no Brasil. [faltou conectivo] Cabe ao Governo Federal acionar o Ministério da Cidadania, responsável pela formulação e coordenação de políticas, programas e ações voltadas à renda cidadã, < ficou confusa essa ligação >através < evite, prefira por meio] de verbas provenientes da contribuição pública, promover oportunidades voltadas para o avanço pleno da sociedade — como empregos com carteira assinada —, além de ofertar cursos preparatórios em várias áreas para que tais indivíduos possam recomeçar de maneira apropriada e com o apoio do governo, a fim de minorar os desafios advindos da violência urbana. Assim, poder-se-á criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.
* Acredito que a intervenção está completa
* Não tenho o que falar da estrutura da redação, acredito que está no caminho certo


Espero ter ajudado! ;)

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

Cogita-se que mesmo com a implantaçõ[…]

Promulgado pela constituição de 1988[…]

A histórigrafia vem nos mostrando que, s&ea[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM