Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por AlineP
#50612
Na série americana "13 reasons why", aborda com clareza a vida dos adolescentes e suas dificuldades, bem como a depressão, que foi apresentada pela personagem Hanna, que não soube lidar com as mudanças repentinas de sua vida: cidade nova, separação dos pais e sentimento de solidão, na qual resultou em suicídio. Ademais, vários jovens brasileiros também apresentam quadro de depressão, devido á presença constante de bullying, solidão, falta de adaptação, dificuldade no aprendizado, entre outros fatores, na qual, não for previamente percebido e tratado com a devida sensibilidade pode resultar em morte.
De acordo com a Associação Brasileira de Psicanálise, dentre 20 alunos 1 ou 2 terão depressão e, no ambiente escolar é onde é mais frequente, podendo ser resultante da cobrança intensa de muitos professores, deixando os alunos cansados psicologicamente e desacreditados de seu potencial ao estudar vários dias e não alcançar notas desejadas, além disso, por ter um grande fluxo de adolescentes distintos é incessante ter jovens se sentindo excluídos de grupos de amigos, além de ter a presença do bullying cada vez mais constante, dessa forma, criando sentimento de rejeição em muitos. Vale ressaltar, que a partir dos 17 aos 18 anos é a idade em que a sociedade e a família mais cobram o adolescente dos padrões impostos, não deixando o jovem tomar seu próprio caminho e escolhas, deixando-os infelizes.
Pequenos sentimentos, como: tristeza, rejeição, solidão e cobrança excessiva, tomam grandes consequências na vida de um jovem, como uma frase de Camilo Castelo diz, "Há horas na vida em que a mais leve contrariedade toma as proporções de uma catástrofe" e o acúmulo desses sentimentos faz com que surja os primeiros sinais de depressão, como indisposição e distúrbios do sono e do apetite. Além disso, quando o jovem não procura ajuda e se esconde, pode ocasionar no último estágio da depressão, podendo gerar o suicídio, que nos últimos 5 anos teve aumento de quase 30% entre os jovens brasileiros de 12 a 17 anos.
Dessa forma, pode-se observar que a depressão dos jovens brasileiros é algo preocupante e, que pequenas atitudes e acontecimentos podem gerar ou aumentar o estágio dela. Com isso, é imperativo que as escolas brasileiras ofereçam apoio de psicólogos com acompanhamento semanais, palestras sobre bullying, monitores de várias matérias para os alunos que sentirem necessidade, além de, fazer palestras para os pais com o objetivo de alerta-lós sobre a cobrança excessiva em seus filhos, com essas ações, ter como objetivo a queda da porcentagem de jovens com depressão no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#50708
A série americana "13 reasons why", aborda com clareza a vida dos adolescentes e suas dificuldades, bem como a depressão, que foi apresentada pela personagem Hanna, que não soube lidar com as mudanças repentinas de sua vida: cidade nova, separação dos pais e sentimento de solidão, na qual resultou em suicídio. Ademais, vários jovens brasileiros também apresentam quadro de depressão, devido á presença constante de bullying, solidão, falta de adaptação, dificuldade no aprendizado, entre outros fatores, na qual, não for previamente percebido e tratado com a devida sensibilidade pode resultar em morte.

[faltou conectivo de desenvolvimento e apresentar primeiro o argumento antes de trazer repertório] De acordo com a Associação Brasileira de Psicanálise, dentre 20 alunos 1 ou 2 terão depressão e, no ambiente escolar é onde é mais frequente, podendo ser resultante da cobrança intensa de muitos professores, deixando os alunos cansados psicologicamente e desacreditados de seu potencial ao estudar vários dias e não alcançar notas desejadas, além disso, por ter um grande fluxo de adolescentes distintos é incessante ter jovens se sentindo excluídos de grupos de amigos, além de ter a presença do bullying cada vez mais constante, dessa forma, criando sentimento de rejeição em muitos. Vale ressaltar, que a partir dos 17 aos 18 anos é a idade em que a sociedade e a família mais cobram o adolescente dos padrões impostos, não deixando o jovem tomar seu próprio caminho e escolhas, deixando-os infelizes.
* Ficou um parágrafo de repertório somente, tem que dividir suas ideias na estrutura: chamar o argumento + repertório (dados) + argumentação + arrematação

[faltou conectivo] Pequenos sentimentos, como: tristeza, rejeição, solidão e cobrança excessiva, tomam grandes consequências na vida de um jovem, como uma frase do escritor Camilo Castelo diz, "Há horas na vida em que a mais leve contrariedade toma as proporções de uma catástrofe" e o acúmulo desses sentimentos faz com que surja os primeiros sinais de depressão, como indisposição e distúrbios do sono e do apetite. Além disso, quando o jovem não procura ajuda e se esconde, pode ocasionar no último estágio da depressão, podendo gerar o suicídio, que nos últimos 5 anos teve aumento de quase 30% entre os jovens brasileiros de 12 a 17 anos.
* Mesma coisa, muito repertório e pouca argumentação

Dessa forma, pode-se observar que a depressão dos jovens brasileiros é algo preocupante e, que pequenas atitudes e acontecimentos podem gerar ou aumentar o estágio dela. Com isso, é imperativo que as escolas brasileiras ofereçam apoio de psicólogos com acompanhamento semanais, palestras sobre bullying, monitores de várias matérias para os alunos que sentirem necessidade, além de, fazer palestras para os pais com o objetivo de alerta-lós sobre a cobrança excessiva em seus filhos, com essas ações, ter como objetivo a queda da porcentagem de jovens com depressão no país.
* Acredito que a intervenção está completa, mas precisa deixar mais na cara os elementos (cabe as escolas, oferecer isso, por meio daquilo, a fim disso)

Achei ótima a sua redação, mu[…]

Barão de Itacaré, um dos criadores d[…]

A educação abre portas para o desenv[…]

Materiais de apoio sugeridos para você: Co[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM