Mormente, a desinformação mostra-se como um dos desafios a respeito do desperdício. De acordo com o filósofo Schopenhauer, os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo. Desse modo, se as pessoas não têm acesso à informação sobre o assunto sua visão será limitada, dificultando ainda mais a erradicação do problema, e gerando uma diminuição de recursos disponível para os cidadãos.
Ademais, a busca por prazeres instantâneos e outra barreira enfrentada. Nesse viés, o filme "Tá chovendo hambúrguer" apresenta uma cena em que a população pede um excesso de comida e logo após suprir suas necessidades são descartadas, e novamente tornam a serem pedidas. Fora de ficção não difere, pois o nível de desperdício continua aumentando por falta de um pensamento racional e menos imediatista, na qual configura-se à procura de prazeres momentâneos.
Portanto, o MEC em parceria com as escolas devem incentivar projetos que desenvolvam o pensamento racional e planejador dos alunos. Assim, abrindo oficinas com a presença de psicólogos especialistas no assunto tratando da importância do planejamento na melhoria da vida dos indivíduos e na solução de questões como o desperdício de alimentos. Logo, que sejam abertos a comunidade e publicado nas mídias para alcançar mais pessoas e o problema seja solucionado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada