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Em 2020, Emma Watson postou em seu Instagram, uma imagem a favor do movimento "Black Lives Matter". No entanto, a foto divulgada continha uma moldura branca e isso revoltou alguns usuários da rede social, que resolveram "cancelar" a atriz imediatamente. Contudo, esse é apenas um dos milhares de casos que exemplificam a cultura do cancelamento, uma ação usada para expressar o descontentamento dos internautas em relação a algum comentário. Porém, apesar da rápida propagação dessa cultura, muitas pessoas conhecem o contexto do assunto julgado e as consequências que esse julgamento pode causar aos "cancelados". E, para o bem de todos, essa situação precisa mudar.
A frase do sociólogo Émile Durkheim que diz que "o indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido", encaixa-se sabiamente no tema da cultura do cancelamento, já que muitos adeptos desse movimento criticam ações de terceiros sem saber sua real motivação. Como exemplo, tem-se novamente o caso de Emma Watson, quando, depois de perceber que tinha sido "cancelada", a atriz explicou que postou a foto com moldura branca apenas para combinar com o visual de seu feed e que em momento algum teve a intenção ofender alguém.
A cultura do cancelamento tem incontáveis consequências negativas. Uma delas é o dano psicológico causado no "cancelado", já que ele pode se sentir excluído e, diante de tantas críticas, desenvolver transtornos mentais como a depressão e a ansiedade. Deve-se lembrar que estas são doenças incuráveis e que, em alguns casos, são tão graves que levam o indivíduo à morte. Portanto, o cancelamento pode provocar danos irreversíveis.
A fim de evitar a maior propagação da cultura do cancelamento e suas consequências, as redes sociais podem criar um programa de denúncia às pessoas que participarem desse movimento e, a partir dessa denúncia, aprovar a desativação da conta desse usuário. Além disso, o Governo brasileiro pode auxiliar com campanhas de divulgação das consequências do cancelamento, na intenção de incentivar os cidadãos a pensarem mais antes de mergulharem nessa onda de julgamentos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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