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Por Geralcinoj
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#43534
Ops. Esqueci de destacar uma parte.
"..., o que faz com que uma parte do público jovem não consiga se reerguer."
Nesse caso aqui, o correto seria a ênclise (consiga reerguer-se) por causa da locução verbal.
As duas formas corretas seriam:
..., o que faz com que uma parte do público jovem não consiga reerguer-se.
OU
..., o que faz com que uma parte do público jovem não se consiga reerguer.

Deixo um link explicando essa regra e um corte do artigo.

ARTIGO:
2) Quando o verbo principal for constituído por um infinitivo ou um gerúndio:

a) Se não houver palavra atrativa, o pronome oblíquo virá depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.
Exemplos:

Devo esclarecer-lhe o ocorrido/ Devo-lhe esclarecer o ocorrido.
Estavam chamando-me pelo alto-falante./ Estavam-me chamando pelo alto-falante.

FONTE: https://www.portugues.com.br/gramatica/ ... inal-.html

Tirei 960 no Enem de 2020 :shock: . Agradeço muito as pessoas deste site. :D. Link da minha redação. :arrow: o-estigma-associado-as-doencas-mentais- ... 28496.html
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Por sixthero
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#43582
Oi, @Ashiley! Aqui está sua correção :D

Erros
Correções/Sugestões
Redundante
Observações Intraparágrafo

Elementos da Proposta
Comentários


A obra “Capitães da Areia”, (1) de Jorge Amado – aclamado escritor brasileiro –, retrata a vida de um grupo de menores abandonados que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche e roubando para sobreviver. Embora seja uma trama, o mesmo ocorre nas ruas de centros urbanos, pois muitos jovens passam a cometer atos criminosos e a viver à margem da sociedade. Nesse sentido, observa-se um grave problema que é alimentado não só pela base educacional lacunar, mas também pela ineficiência estatal.

Erros sinalizados:
(1)
: vi que você colocou uma vírgula após os traços. Essa vírgula acaba separando o sujeito (a obra "Capitães de Areia") do verbo (retrata), então você teria duas opções: isolar o termo de Jorge Amado ou retirar a vírgula. Optei pela primeira porque melhora a fluidez do texto. Cuidado na hora de fazer esses isolamentos por traços, é necessário saber bem onde cabe e onde não a vírgula.

Sobre o parágrafo: ótima introdução! Possui os dois argumentos a serem desenvolvidos e, portanto, já evidencia um projeto de texto. Parabéns!


Em primeiro lugar, nota-se que a educação deficitária é uma causa do problema. De acordo com Pitágoras – grande filósofo grego –, “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Nessa perspectiva, quando há uma educação lacunar no início da vida do indivíduo, muito provavelmente sua fase adulta poderá trazer consequências negativas, como a criminalidade, já que, (2) por falta de oportunidades, (3) seguem ele pode seguir (4) pelo caminho mais fácil (como o Geralcino falou, essa afirmação contraria um pouco o que você disse sobre a falta de oportunidade. Quando dizemos que algo é mais fácil que algo, estamos estabelecendo uma comparação; basicamente, ficou quase como se os criminosos optassem pela criminalidade, e não que eles não tiveram outras oportunidades) e se tornam tornar (5) mal vistos visto (6) pelos demais cidadãos. Dessa maneira, uma boa base educacional é de suma importância, porém uma deficitária é de extrema preocupação (esse fechamento ficou um tanto repetitivo, isso porque você explanou esse ponto durante todo o parágrafo. Aqui seria mais interessante fazer uma última relação entre o argumento e o tema).

Erros sinalizados:
(2) e (3):
por falta de oportunidades é uma oração subordinada causal deslocada (o lugar dela na ordem direta é depois do verbo), e, portanto, deveria vir isolada entre vírgulas.
seguem: você havia dito no início da vida do indivíduo, no singular. Aqui, quando você vai retomar o indivíduo, você usa um verbo no plural. Erro de concordância verbal.
tornam: mesma situação do erro anterior.
vistos: situação semelhante à do erro anterior. Erro de concordância nominal (o adjetivo mal vistos deveria concordar com indivíduo, no singular).

Sobre o parágrafo: bom desenvolvimento. Senti falta de uma argumentação mais embasada, apesar do bom repertório utilizado; acontece que o argumento selecionado acabou se restringindo um pouco ao senso comum, por mais que seja verdade e seja uma das causas. Fora isso, há a questão das frases complexas... falaremos sobre depois no whatsapp.

Além disso, a ineficiência estatal também contribui para a não resolução do impasse. Segundo Aristóteles – filósofo grego –, é dever do governo atuar no a partir do (esse no acabou dando a entender que o governo deveria atua sobre o interesse de todos, tipo, manipular/vigiar...) interesse de todos, buscando o bem comum. No entanto, o Estado se mostra com uma atuação deficitária, pois não é devidamente atuante (esse trecho ficou um tanto redundante, veja: atuação deficitária // não é devidamente atuante) na preservação juvenil e no incentivo à a (7) atividades socioeducativas (quais? cite um exemplo) que deveriam ser de acesso total a todos, o que faz com que uma parte do público jovem não consiga se reerguer. Desse modo, é necessária uma boa atuação do Estado nesse combate no combate à criminalidade juvenil.

Erros sinalizados:
a:
erro de crase. Atividades socioeducativas está no plural; a crase se caracteriza pela junção entre a preposição a e o artigo a/as. Aqui, você usou termos no plural e não colocou o artigo correspondente (as), logo, essa crase não deveria estar aí.

Veja:
a + atividades socioeducativas = a atividades socioeducativas.
a + as atividades socioeducativas = às atividades socioeducativas.
a + a atividade socioeducativa = à atividade socioeducativa.

Sobre o parágrafo: aqui eu encontro um problema que eu também tive por muito tempo. Você utiliza o repertório, contextualiza, mas, na problematização/argumentação, não traz informações além tópico frasal e deixa algumas pontas soltas. Muito cuidado com isso. Terceira competência um pouco prejudicada.


Portanto, faz-se necessária uma intervenção no que diz respeito à criminalidade juvenil no Brasil. Para isso, o Ministério da Educação (agente), por meio de verbas governamentais (meio), deve oferecer (a quem? às escolas? às comunidades?) materiais esportivos e demais formas de ocupação, além de palestras sobre a inserção do indivíduo no crime (ação). Essa ação deve ser feita com a ajuda de psicólogos e especialistas que mostrem os perigos da vida criminal (detalhamento), a fim de amenizar o número de jovens que se inserem nesses delitos (efeito). Assim, a criminalidade na juventude será amenizada, fazendo parte majoritariamente de obras, como “Capitães da Areia" (detalhamento por efeito do efeito + fechamento do parágrafo).

Sobre a proposta: completinha com os cinco requisitos! Só chamo sua atenção para aquela lacuna que eu sinalizei, é importante não deixar ponto sem nó :lol:

Em relação ao seu conjunto textual, você possui poucos desvios, então 160 na C1. Texto condizente com o gênero dissertativo-argumentativo, tema trabalhado corretamente; repertório produtivo e retomado durante o texto (capitães de areia), ainda que os outros dois não tenham sido tão bem inseridos. 200 na C2. Projeto de texto evidente e seleção adequada de argumentos, organização e construção textual bem elaboradas; desenvolvimento de ideias com poucas falhas. 180 na C3. Repetição de alguns termos que atrapalharam um pouco a progressão textual, 160 na C4. Conclusão com os cinco elementos, 200 na C5.

É isso, espero que tenha te ajudado! Fico muito feliz de poder presenciar sua evolução nas redações, realmente parabéns!

NOTA
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 160
C5: 200
= 900

somos sempre um pouco menos do que pensávamos. raramente, um pouco mais.
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Por Jeniffeeee
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#43755
@Ashiley, como já teve várioooss comentários sobre a sua red, eu não irei corrigir, mas olharei a nova redação que me marcou ;)

Tudo sempre parece impossível até que seja feito.
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