Inicialmente, cabe salientar as implicações cinematográficas no aumento do tabagismo na modernidade. Baseado na concepção do contratualista Jean-Jacques Rousseau, os ser humano é diretamente influenciado pelo meio em que vive, reproduzindo e absorvendo costumes externos a sua individualidade. Consoante a isso, vê-se esse principio filosófico bastante vigente na atualidade, haja vista a naturalidade que a população recebe o uso do cigarro, causado principalmente por produções artísticas, como filmes e novelas, que dão visibilidade ao fumo através da introdução deste em atuações figurativas nessas obras fictícias. Destarte, essas confluências midiáticas faz com que a sociedade aceite espontaneamente esse hábito viciosos, dando margem para que a mesma seja prejudicada.
Outrossim, faz-se mister destacar os impactos do tabagismo para saúde e seus principais agentes causadores de sérios danos vida. De acordo com o instituto médico Oswaldo Cruz, o cigarro mata mais de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Partindo desse fato, fica evidente o grau de mortalidade deste produto derivado do tabaco, sendo potencializado essencialmente por sua composição feita de nicotina, substancia sintética que pode causar doenças respiratórias, câncer, impotência sexual e outros problemas que prejudica a sobrevivência de vários usuários desta droga lícita. Mediante a isso, esse produto nocivo a sociedade ocasiona danos avassaladores a esta comunidade que, infelizmente, vê-se refém desta problemática mundial.
Diante do exposto, percebe-se um panorama extremamente danoso que necessita de medidas atenuantes para soluciona-lo. Nesse sentido, o governo deve, por meio de campanhas, informa para a população os riscos gerados pelo uso do cigarro e suas consequências a saúde, de forma que haja uma conscientização nacional para esse hábito pouco saudável. Busca-se, com isso, mitigar os impactos provenientes da apropriação cultural europeia no século XVI.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.