Avatar do usuário
Por Murillovarz1
Quantidade de postagens
#128143
A sociedade contemporânea brasileira está imersa em uma cultura de consumo exacerbado, onde a ostentação tornou-se uma marca distintiva de status e sucesso. Nesse contexto, o consumismo desenfreado e a busca incessante por bens materiais têm gerado impactos significativos tanto no âmbito individual quanto coletivo.

Na era da sociedade de consumo, é evidente o predomínio de uma mentalidade que valoriza a posse de objetos como medida de felicidade e realização pessoal. Essa ideologia é alimentada pela mídia, que constantemente veicula propagandas persuasivas, incitando o desejo por produtos supérfluos e de luxo. Nesse sentido, como observou o filósofo Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade líquida, onde os laços sociais são fragilizados em detrimento do acúmulo de bens materiais.

Essa cultura de ostentação também se manifesta de forma alarmante nas redes sociais, onde indivíduos buscam incessantemente mostrar uma vida de aparências, marcada por viagens, roupas de grife e carros luxuosos. Tal fenômeno, popularmente conhecido como "ostentação digital", contribui para a disseminação de valores distorcidos e superficiais, gerando uma competição desenfreada por likes e seguidores, em detrimento de relações verdadeiras e significativas.

No entanto, é importante ressaltar que o consumismo desenfreado não apenas gera consequências individuais, mas também impacta diretamente o meio ambiente e as desigualdades sociais. O aumento da produção em massa de produtos de consumo rápido tem contribuído para a exploração desenfreada dos recursos naturais e para a geração de toneladas de resíduos, agravando ainda mais a crise ambiental. Além disso, a busca incessante por status e poder aquisitivo tem contribuído para acentuar as desigualdades socioeconômicas, marginalizando aqueles que não possuem acesso aos mesmos padrões de consumo.

Diante desse cenário, urge repensar os valores que norteiam a sociedade contemporânea e buscar uma maior conscientização em relação aos impactos do consumismo desenfreado. É fundamental promover uma cultura de consumo consciente, pautada na valorização de relações interpessoais genuínas e no respeito ao meio ambiente. Somente através de uma mudança de paradigma poderemos construir uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável para as futuras gerações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por Maxy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#128153
Bom, vamos lá

- Introdução

Uma boa introdução, clara e. Objetiva e apesar de não apresentar um repertório cultural legitimado logo de início cumpre bem seu papel


- desenvolvimento 1 e 2

A divisão de três parágrafos feita aqui não é a ideial é trás confusão na hora da correção, apesar das informações extras do segundo parágrafo as ideias do desenvolvimento 1 ficaram incompletas e portanto inconsistentes e a falta de sinalização de algumas ideias na tese da introdução revelaram uma falha de planejamento no projeto de texto, o segundo desenvolvimento é bom e fecha bem essa parte do texto

- intervenção

A intervenção está incompletas e falta dizer quem resolverá o problema e o detalhamento, além de que o modo meio não ficou 100% claro


Obs. Faltou colocar alguns elementos coesivos em lugares pontuais como no início de cada parágrafo

- Nota 740

Tendo em vista tudo que foi dito

C1 - 160
C2 - 200
C3 - 120
C4 - 160
C5 - 100

Caso precise de uma ajuda mais profunda eu ofereço auxílio com redação e correções bem mais detalhadas, com áudios e dicas valiosas via whatsapp ( 81991302613 ), e corrijo redações por um valor simbólico de 2 reais, espero que tenha te ajudado um pouco nesse processo de produção de redações, tenha um bom dia 😊
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
11 Respostas 
600 Exibições
por JChaves2021
0 Respostas 
143 Exibições
por naiarafp
Os impactos causados pelo consumismo no Brasil
por Raylanex    - In: Outros temas
0 Respostas 
92 Exibições
por Raylanex
3 Respostas 
239 Exibições
por OlrenBeat
1 Respostas 
76 Exibições
por rosa18
0 Respostas 
149 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
118 Exibições
por KARLALOPEZ
0 Respostas 
136 Exibições
por AmandaUkichi
A felicidade provida do consumismo FUVEST
por isabellenr    - In: Outros temas
1 Respostas 
81 Exibições
por isabellenr
0 Respostas 
879 Exibições
por Alexkalxk

No filme "Distrito 9", é […]

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM