Na era da sociedade de consumo, é evidente o predomínio de uma mentalidade que valoriza a posse de objetos como medida de felicidade e realização pessoal. Essa ideologia é alimentada pela mídia, que constantemente veicula propagandas persuasivas, incitando o desejo por produtos supérfluos e de luxo. Nesse sentido, como observou o filósofo Zygmunt Bauman, vivemos em uma sociedade líquida, onde os laços sociais são fragilizados em detrimento do acúmulo de bens materiais.
Essa cultura de ostentação também se manifesta de forma alarmante nas redes sociais, onde indivíduos buscam incessantemente mostrar uma vida de aparências, marcada por viagens, roupas de grife e carros luxuosos. Tal fenômeno, popularmente conhecido como "ostentação digital", contribui para a disseminação de valores distorcidos e superficiais, gerando uma competição desenfreada por likes e seguidores, em detrimento de relações verdadeiras e significativas.
No entanto, é importante ressaltar que o consumismo desenfreado não apenas gera consequências individuais, mas também impacta diretamente o meio ambiente e as desigualdades sociais. O aumento da produção em massa de produtos de consumo rápido tem contribuído para a exploração desenfreada dos recursos naturais e para a geração de toneladas de resíduos, agravando ainda mais a crise ambiental. Além disso, a busca incessante por status e poder aquisitivo tem contribuído para acentuar as desigualdades socioeconômicas, marginalizando aqueles que não possuem acesso aos mesmos padrões de consumo.
Diante desse cenário, urge repensar os valores que norteiam a sociedade contemporânea e buscar uma maior conscientização em relação aos impactos do consumismo desenfreado. É fundamental promover uma cultura de consumo consciente, pautada na valorização de relações interpessoais genuínas e no respeito ao meio ambiente. Somente através de uma mudança de paradigma poderemos construir uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável para as futuras gerações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.