A Constituição Federal de 1988, norma jurídica brasileira, garante o direito à educação e ao bem-estar social.No entanto, essa norma não é posta em prática na realidade atual, dado os desafios da modalidade de ensino a jovens e adultos(EJA)- que evidencia as desigualdades socioeconômicas impregnadas na sociedade. Desse modo, é primordial salientar as principais razões desse cenário adverso: o trabalho precoce e a falta de apoio da instituição pública de ensino.
Primeiramente, nota-se a antecipação do trabalho pelos alunos como um fator agravante do descaso escolar. De acordo com Emily Durkheim, o fato social é uma forma de agir influenciada por determinado grupo. Isso certamente está associado ao trabalho antecipado em busca de melhores condições financeiras, muitas vezes optando por abandonar a escola, ao entender que a estrutura social obriga a tomada desta decisão. Nesse sentido, o retorno tardio de alguns ao colégio se torna consequência. Com isso, há um aumentativo no coletivo EJA e a necessidade de aprimoramento fiscalizado pelo Poder Público, o qual está inerte perante os desafios desse sistema de ensino.
Outrossim, cabe salientar que a inércia das instituições educacionais prejudica a formação de jovens e adultos. Segundo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. No entanto, percebe-se uma lacuna na estrutura escolar em relação à qualidade de ensino que é dada aos alunos, já que a relação de pessoas que migram para o sistema de ensino EJA configura um inadequado aprendizado na infância e juventude. Isso devido à inoperância do Ministério Público em viabilizar a educação de maneira eficaz. O que procede a acentuação de indivíduos analfabetos e parcialmente formados no território brasileiro. Logo, urge que medidas estatais sejam tomadas para refazer esse panorama.
Portanto, a fim de destituir os desafios do ensino EJA e gerar melhorias na educação pública, cabe ao Órgão Governamental, enquanto responsável pela democratização dos direitos educacionais, formar uma parceria com o Ministério da Educação e implementar não apenas investimentos na reestruturação das escolas para garantir um ensino adequado, como também um benefício financeiro direcionado aos estudantes necessitados. Isso deve ocorrer por meio de um abrangente projeto nacional de renovação do sistema público de ensino, voltado especialmente para adultos e pessoas em busca de oportunidades. Assim, com ações governamentais preventivas, os direitos constitucionais poderão ser plenamente usufruídos na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.