Avatar do usuário
Por isas522
Quantidade de postagens
#126403
titulo:desafios da modalidade de ensino EJA

A Constituição Federal de 1988, norma jurídica brasileira, garante o direito à educação e ao bem-estar social.No entanto, essa norma não é posta em prática na realidade atual, dado os desafios da modalidade de ensino a jovens e adultos(EJA)- que evidencia as desigualdades socioeconômicas impregnadas na sociedade. Desse modo, é primordial salientar as principais razões desse cenário adverso: o trabalho precoce e a falta de apoio da instituição pública de ensino.
Primeiramente, nota-se a antecipação do trabalho pelos alunos como um fator agravante do descaso escolar. De acordo com Emily Durkheim, o fato social é uma forma de agir influenciada por determinado grupo. Isso certamente está associado ao trabalho antecipado em busca de melhores condições financeiras, muitas vezes optando por abandonar a escola, ao entender que a estrutura social obriga a tomada desta decisão. Nesse sentido, o retorno tardio de alguns ao colégio se torna consequência. Com isso, há um aumentativo no coletivo EJA e a necessidade de aprimoramento fiscalizado pelo Poder Público, o qual está inerte perante os desafios desse sistema de ensino.
Outrossim, cabe salientar que a inércia das instituições educacionais prejudica a formação de jovens e adultos. Segundo Immanuel Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele. No entanto, percebe-se uma lacuna na estrutura escolar em relação à qualidade de ensino que é dada aos alunos, já que a relação de pessoas que migram para o sistema de ensino EJA configura um inadequado aprendizado na infância e juventude. Isso devido à inoperância do Ministério Público em viabilizar a educação de maneira eficaz. O que procede a acentuação de indivíduos analfabetos e parcialmente formados no território brasileiro. Logo, urge que medidas estatais sejam tomadas para refazer esse panorama.
Portanto, a fim de destituir os desafios do ensino EJA e gerar melhorias na educação pública, cabe ao Órgão Governamental, enquanto responsável pela democratização dos direitos educacionais, formar uma parceria com o Ministério da Educação e implementar não apenas investimentos na reestruturação das escolas para garantir um ensino adequado, como também um benefício financeiro direcionado aos estudantes necessitados. Isso deve ocorrer por meio de um abrangente projeto nacional de renovação do sistema público de ensino, voltado especialmente para adultos e pessoas em busca de oportunidades. Assim, com ações governamentais preventivas, os direitos constitucionais poderão ser plenamente usufruídos na sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por isas522
Quantidade de postagens
#126405
podem corrigir e me aconselhar no que posso melhorar na minha redação?
@Lhais
@elvesxz
@mari799
@felipemarq
@monyelli
@Joseany
@Felipe082
@elizasolanum
@SamuelMrc
@lais458
@Mayrita23
@0573764
@Mikacampos
@Vitruvio
@eduznn
@sofia1000
@OlrenBeat
@Laissa2223
@Brunoftx
@LuizGustavo7
gratidão ♡
1
Avatar do usuário
Por LuizGustavo7
Quantidade de postagens Amigos
#126414
Oi Isa, sua redação está mt bem feita! Em relação à C1 onde acredito eu que você mais errou, o que notei de relevante foi:

Uso incorreto do hífen e falta de espaçamento no trecho “ensino a jovens e adultos(EJA)-”, deixou a frase e o restante bem confuso, além de, mesmo apesar de às vezes passar despercebido e que no caso acho que foi um possível erro de digitação, você citou o nome do Émile Durkheim errado, sendo “Emily Durkheim”. De resto e durante esse tempo de correção, notei pequenos erros de concordância verbal apenas.

C5: Ah, e somente um aviso sobre a sua proposta de intervenção, a ação: "benefício financeiro direcionado aos estudantes necessitados", ficou vaga apesar de bem pensada. Isso poderia te custar pontos em relação ao detalhamento, entretanto, sua proposta foi muito bem elaborada e, assim, levando a uma decisão de quem está corrigindo mesmo. Por exemplo, você poderia responder quem colaboraria nesse benefício ou um pequeno detalhe a mais sobre ele, o que realmente faltou.

Sua redação com certeza pela maioria dos corretores pegaria no mínimo do mínimo 880 ou 840, principalmente notando erros na C3 por exemplo que não tenha notado. Eu sou relativamente novo nesse aplicativo e principalmente no quesito de correção, mas por segurança, irei dar 160 na C1, o que no caso seria mesmo 180.

Parabéns por ela :mrgreen:!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
desafios da modalidade de ensino EJA
por mari799    - In: Outros temas
0 Respostas 
52 Exibições
por mari799
0 Respostas 
224 Exibições
por roquegui
Os Desafios do Ensino Público no Brasil
por Tibiano    - In: Outros temas
1 Respostas 
401 Exibições
por RafaelaLima
7 Respostas 
458 Exibições
por Katsmoking
os desafios do ensino a distância
por thaliaAa    - In: Outros temas
0 Respostas 
50 Exibições
por thaliaAa
0 Respostas 
5545 Exibições
por gabit55
0 Respostas 
1556 Exibições
por gabilac
4 Respostas 
417 Exibições
por 4nn4izabel
1 Respostas 
128 Exibições
por Amandayama
0 Respostas 
79 Exibições
por gabrielb

"Looking for some thrilling entertainment[…]

Saúde mental

No filme "divertidamente", a per[…]

Dayvini se puder, dê um feedback no meu te[…]

Com uma simples pesquisa nas principais notí[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM