Avatar do usuário
Por Estert
Quantidade de postagens
#124484
O escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade no seu poema, "No meio do caminho", retrata, de modo figurado, os contratempos em nossa trajetória de vida. Ao analisar, é possível fazer analogia entre a obra e a sociedade brasileira, que está sujeita aos desafios causados pelo negacionismo científico, dificultando seu desenvolvimento, pois o avanço da ciência é a base da revolução social. Sendo assim, percebe-se que a negação científica possuí raízes amargas no País, motivada pela desigualdade social, e que gera, consequentemente, a falta de acesso a informações.
Em primeiro lugar, destaca-se a desigualdade como uma das causas do problema. De acordo com o artigo 5° da Constituição Federal de 1988, "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Entretanto, vê-se uma lacuna entre a teoria e prática, uma vez que as diferenças sociais ficam mais explícitas, dificultando ao acesso a educação, base para formação de um indivíduo. Logo, faz-se necessário uma ação para mudar esse quadro.
Ademais, a falta de acesso a informação faz com que a crença em avanços científicos seja árdua. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele". Sob essa perspectiva, é evidente a importância da educação para formação do ser humano e seus princípios, o que só é possível, tendo acesso a esse conhecimento. Portanto, deve-se rever esses empecilhos para a resolução do cenário.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pela desigualdade e a falta de acesso a informação. Para isso, é necessário que o ministério da educação, o qual é responsável pela educação do país, promova videos e palestras por meio da mídia. Além disso, , cabe ao governo - responsável pela ordem e justiça do país- benefíciar os grupos de baixa renda com acesso a internet gratuita, por ações sociais. Nesse sentido, o intuito de tais medidas é educar a sociedade, fornecendo informações sobre os avanços científicos do país e suas importancias, e consequentemente, amenizar o negacionismo científico. Desse modo, será possível não fazer analogias a obra de Andrade, e, decerto, o corpo social caminhará para seu desenvolvimento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
5 Respostas 
394 Exibições
por KaioP366
0 Respostas 
86 Exibições
por guispawn
0 Respostas 
132 Exibições
por Gicamila15
1 Respostas 
346 Exibições
por Akame
0 Respostas 
70 Exibições
por kaio1951
5 Respostas 
382 Exibições
por Fernando202
0 Respostas 
84 Exibições
por pamsales2005
2 Respostas 
142 Exibições
por Vitruvio
0 Respostas 
67 Exibições
por 42sassa
1 Respostas 
127 Exibições
por Thalya17

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM