Avatar do usuário
Por Tainara1109
Quantidade de postagens
#121314
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma "teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Seguindo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática do esporte como inclusão social nas escolas, que se encontra silenciada no Brasil. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos à temática, é importante analisar a negligência governamental e a falta de informação.

Diante desse cenário, é imperioso destacar a omissão estatal na problemática. Nesse sentido, para Jonh Locke, filósofo inglês, os cidadãos cedem sua confiança ao Estado, que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a eles. Todavia, a máquina pública rompe a tese de Locke ao não ofertar propostas significativas que, potencialmente, objetivam, priorizar e incentivar a promoção do esporte nas escolas, além de profissionais capacitados. Por conseguinte, tal displicência afeta diretamente o bem-estar dos alunos, levando-os a uma condição de invisibilidade. Logo, é urgente a adoção de uma nova conduta do Estado frente a esse contratempo.

Ademais, é igualmente necessário discutir a respeito da desinformação social. Acerca disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, cunhou o termo " instituição zumbi" para denunciar instituições que, apesar de manterem sua essência, perderam a sua função social. Sob essa ótica, a crítica de Bauman pode ser associada à mídia, a qual, embora possua o papel fundamental de informar, age com descaso ao não promover a visibilidade da importância do esporte. Isso fica perceptível, seja pela pequena campanha de conscientização, seja pelo rompimento da invisibilidade. Nesse cenário, faz-se necessário a mudança de postura das redes midiáticas.

Mediante o exposto, é preciso mitigar a problemática do esporte para a inclusão social. Com vistas a isso, urge que o Estado - responsável pelo pleno funcionamento da sociedade, por meio de esferas federais e municipais, deve criar políticas públicas de incentivo ao esporte nas escolas, bem como para a capacitação de profissionais, a fim de atenuar o problema. Outrossim, a mídia deve aumentar temáticas por ela transmitida, incluindo uma maior abordagem sobre as mazelas sociais. Assim, com essas medidas, poder-se-á combater o revés no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
136 Exibições
por beaspagliani
9 Respostas 
406 Exibições
por Caiunao
3 Respostas 
347 Exibições
por sammmmm
0 Respostas 
96 Exibições
por Aishaa
1 Respostas 
136 Exibições
por Eduardo92276
5 Respostas 
327 Exibições
por Felipe082
1 Respostas 
149 Exibições
por Ma2023
A Importância Da Merenda Escolar nas Escolas
por Jullioaa0    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por Jullioaa0
Importância da tecnologia nas escolas
por Kahlove101    - In: Outros temas
0 Respostas 
34 Exibições
por Kahlove101
2 Respostas 
81 Exibições
por Brenxx
Apenas Teoria

- Repetição de palavras/artigos mais[…]

Trabalho Infantil

- Introdução, desenvolvimentos e con[…]

Excelente argumentação, e tenta enc[…]

Palavras/artigos repetidos durante a redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM