Primeiramente, o descaso do Estado está na base da problemática. Segundo o pensamento de Friedrich Hegel é dever do estado proteger seus "filhos", no entanto, a legislação feita em favor de pessoas portadoras do espectro não tem sido respeitada. Nesse sentido, tal parcela da população é afetada pois as autoridades não cumprem com a responsabilidade de garantir os direitos tais como acompanhamento escolar para crianças que possuem dificuldade de aprendizado, além de oportunidades no mercado de trabalho voltado para esse público.
Ademais, outra barreira para a inclusão de pessoas com autismo é o preconceito social. Acerca disso, a teoria do fato social de Durkheim afirma que a sociedade pune aqueles que são diferentes. Sob essa perspectiva, é preciso haver a conscientização acerca do tema, propagando informações seguras, pois somente dessa forma será possível integrar as pessoas, que possuem o espectro, na sociedade. Desse modo, o meio social será mais tolerante às diferenças, ao invés de impor um padrão único para os diversos indivíduos.
Portanto, faz-se urgente que o poder público intervenha para a promoção da inclusão das pessoas com o espectro autista. Desse modo, o Ministério da Cultura deve promover a conscientização acerca do tema a partir das escolas, por meio de palestras nas escolas. A ação deverá contar com a participação de especialistas, os quais falarão a respeito do autismo e ensinarão a maneira correta de lidarem com as características do espectro. Assim, a sociedade será dedicada desde a base para lidar corretamente, sem usar de discriminação com o diferente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.