Nesse contexto, é possível entender que uma das principais causas de migração internacional pode ser desencadeada por meio da procura de uma melhor condição de vida. Isso ocorre, porque, em seu lugar de origem há conflitos internos, guerras, perseguições políticas e religiosas, ações de grupos terroristas, onde colocam o cidadão na situação do refúgio. Em situação paralela, na obra "Retirantes", Portinari aborda o tema migração nordestina no qual retrata uma família de retirantes que estão se deslocando da sua terra em busca de um futuro próspero. No que concerne, percebe-se que, mesmo em ares diferentes a qualidade de vida não é garantida - em outras palavras, a não efetivação do direito do cidadão - favorecendo o aumento gradual da desigualdade.
Consequentemente, a maior concentração de refugiados no Brasil origina a preocupação da falta de geração de renda suficiente. Isso acontece, devido à limitação das empresas sensibilizadas ao reconhecimento da condição de emigrados como um documento de identificação válido. A efeito disso, o número de pessoas trabalhando informal é maior que o esperado, em casos extremos, existem casos de indivíduos coletando dinheiro na rua ou recorrendo ao sexo como mecanismo de sobrevivência, colocando em risco a saúde.
Portanto, é mister que o Governo tome providências para amenizar o quadro atual. Para o controle de refugiados em situação precária no Brasil, urge que o Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados juntamente com o Centro de Direitos Humanos e da Cidadania do Imigrante crie Centro de Acolhidas em cidades com maior número de refugiados e divulgue tal ação por meio se cartazes em lugares estratégicos dos municípios e de mídias socialmente ativas do governo, com o intuito de disponibilizar vagas exclusivas para esse público e um maior conforto. Ademais, a Secrataria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania deverá fornecer apoio aos Centros de Apoios e articular fiscalização para o tratamento aos refugiados em relação a ocupantes brasileiros do mesmo local. A fim de que, um dia todos possam fazer parte de uma sociedade igualitária e justa, tornando um menor impacto na vida dos imigrantes, diferente da história de Jerenônimo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.