Em primeira análise, é indubitável o silenciamento presente na problemática, apesar de ser de conhecimento público a política de acolhimento aos refugiados no Brasil, não é de domínio, as dificuldades enfrentadas por esse grupo que busca uma vida digna. Muitos acolhidos, não tem uma renda, pois suas experiências e diplomas, muitas vezes não são aceitos, dificuldade em falar a língua, esse problema é vivenciado por cerca de 55% desse núcleo. O acesso a moradia, água e higiene compreende 38% do povo refugiado e os que tem acesso a saúde e educação são 38% e 35% respectivamente, tal situação não é abordada ou apresentada pelos meios midiáticos, agravando essa óbice.
Outrossim, é notório o descaso governamental com o grupo,pois apesar de assegurar perante a legislação os direitos dessas pessoas,a realidade é divergente, o Brasil sofre adversidade em assegurar esses direitos,fazendo com que as associações que antes buscavam segurança no governo, busquem novas formas de apoio, através de companhias e organizações internacionais. O ex-imperador romano Cézar,disse: “Dê pão e circo ao povo”, essa era a forma do imperador de lidar com as adversidades, paralelo a isso é a realidade desses povos, que apesar de terem direitos eles não são garantidos.
Portanto, uma intervenção de faz necessária o governo federal, em parceria com a mídia de massa deve criar programas e campanhas, por meio de entrevistas com refugiados, visando apresentar os problemas enfrentados por esse grupo a fim de atualizar a mentalidade social sobre os desafios á proteção de imigrantes e refugiados no Brasil.Paralelamente,o governo deve facilitar e assegurar e fiscalizar os direitos desse corpo social.A partir dessas ações espera-se promover uma melhora na qualidade de vida da comunidade.Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essa crise, como defendeu Bauman.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada