Em primeiro plano, vale ressaltar que a intolerância religiosa parte do preconceito e da discriminação. Dessa forma, pode se concluir que a educação tem bastante influência em questão da visão de como tal religião é vista, uma vez que, quando uma crença é manifestada em escolas, as demais são imobilizadas, assim, cria no consciente do indivíduo um ponto de vista preconceituoso das demais religiões, cogitando como a única correta seria a dele. Logo, é imprescindível a ação governamental para a solução do problema mencionado.
Por outro lado, é perceptível o quão nocivo a intolerância religiosa seja para a sociedade. No entanto, a falta de responsabilidade da mídia apenas perpetua o contratempo, visto que não há magnitude às ocorrências de discriminação. Por consequência, a sociedade não se mantém informada dos acontecimentos e situações que vários religiosos enfrentam ao expor sua fé, atacando a sua liberdade de expressão. É importante que haja uma ação realizável para o fim da controversa.
Em suma, é correto afirmar a existência da violação das normas da Constituição Federal em virtude do desrespeito às crenças no Brasil, mas há caminhos para solucionar a adversidade. Então, cabe ao Ministério da Educação — responsável por promover ensino de qualidade no país — visar nas escolas sobre importância de respeitar a escolha do próximo, por meio de inserção de profissionais para realizar palestras e campanhas de forma didática, com o objetivo de conceber respeito e igualdade na sociedade. Além disso, é fundamental que haja a ação do Ministério das Comunicações — responsável por atuar na política de comunicação e divulgação — evitar que não ocultem ou não dêem importância às ocorrências de disseminação e preconceito, através de pesquisas e exposição dos casos, a fim de promover melhor compreensão entre crenças e religiões.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada