Avatar do usuário
Por FernandaCSo
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115329
O sociólogo francês Pierre Bourdieu, define por "violência simbólica" quando uma delimitada parcela da população não usufrui dos mesmos direitos. Tal conceito, no Brasil, torna-se um problema quando relacionado aos caminhos para combater a intolerância religiosa, uma vez que grupos sociais são impedidos de manifestar a própria fé. Logo, urge analisar como a negligência estatal e a deficiente base educacional servem de alicerce para o panorama atual.
Primordialmente, a omissão governamental apresenta-se como um grave empecilho na busca por maneiras de enfrentar a discriminação à diversidade de religião no país. Isso porque, a Constituição Federal de 1988, assegura a liberdade de culto. Entretanto, a realidade difere, posto que seis em cada dez pessoas afirmam já terem sido vítimas de tal injustiça, conforme reportagem do G1. Assim, é-se evidente que a problemática em questão não encontra o respaldo político necessário, o qual de tardia ainda mais a sua resolução.
Ademais, a precária instrução didática quanto às alternativas para cessar a intolerância religiosa, nacionalmente, é outro inoportuno fator contribuinte do cenário hodierno. Nesse sentido, para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, "os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo". Desse modo, a falta do acesso à informação legítima sobre o tema abordado, restringe a compreensão do corpo social verde e amarelo, motivo pelo qual mais uma vez, a superação do contexto exposto é procrastinada.
Portanto, medidas estratégicas carecem a ser tomadas. Sob esse viés, por meio da implementação de oficinas nas escolas de Ensino Médio, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) — órgão que visa efetivar o ensino de qualidade na União —, devem propor debates com os alunos e seus responsáveis, fora do período de aula, sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Com efeito, os envolvidos serão os agentes por dissociar a problemática em questão da violência simbólica de Bourdieu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#115382
Sua redação apresenta uma boa estrutura dissertativa-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, você demonstrou um bom repertório sociocultural ao citar Pierre Bourdieu e Arthur Schopenhauer.

No entanto, é importante que você tome cuidado com a organização das ideias no texto. Algumas frases ficaram confusas ou pouco claras em relação à argumentação central do parágrafo. Por exemplo: "Tal conceito, no Brasil, torna-se um problema quando relacionado aos caminhos para combater a intolerância religiosa" — essa frase não está clara o suficiente sobre como o conceito de violência simbólica se relaciona com a intolerância religiosa.

Além disso, é necessário que você trabalhe melhor os conectivos entre as partes da sua redação. Eles são importantes para garantir a coesão textual e ajudam na compreensão do leitor sobre como as ideias estão interligadas.

Por fim, sua proposta de intervenção foi bem elaborada e detalhada quanto às medidas necessárias para combater a intolerância religiosa no país. No entanto, faltou mencionar qual seria o possível impacto positivo dessa medida na sociedade brasileira.

Em resumo:

- Organize melhor suas ideias nos parágrafos;

- Utilize mais conectivos para garantir maior coesão textual;

- Explique melhor seus argumentos usando exemplos concretos;

- Não esqueça de mencionar quais seriam os possíveis resultados positivos da sua proposta de intervenção.

Parabéns pelo seu esforço! Continue praticando e escrevendo cada vez mais!

Sua redação possui 5 desvios no total!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por m1r3l4
1 Respostas 
158 Exibições
por outsiderXXX
0 Respostas 
79 Exibições
por namu
0 Respostas 
158 Exibições
por marolinda
0 Respostas 
86 Exibições
por Eduarda3456
0 Respostas 
96 Exibições
por Agnesntj
0 Respostas 
49 Exibições
por Leticia19
0 Respostas 
68 Exibições
por rayssaa
4 Respostas 
135 Exibições
por Samara102006
1 Respostas 
58 Exibições
por MrMago

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM