Primordialmente, a omissão governamental apresenta-se como um grave empecilho na busca por maneiras de enfrentar a discriminação à diversidade de religião no país. Isso porque, a Constituição Federal de 1988, assegura a liberdade de culto. Entretanto, a realidade difere, posto que seis em cada dez pessoas afirmam já terem sido vítimas de tal injustiça, conforme reportagem do G1. Assim, é-se evidente que a problemática em questão não encontra o respaldo político necessário, o qual de tardia ainda mais a sua resolução.
Ademais, a precária instrução didática quanto às alternativas para cessar a intolerância religiosa, nacionalmente, é outro inoportuno fator contribuinte do cenário hodierno. Nesse sentido, para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, "os limites do campo da visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo". Desse modo, a falta do acesso à informação legítima sobre o tema abordado, restringe a compreensão do corpo social verde e amarelo, motivo pelo qual mais uma vez, a superação do contexto exposto é procrastinada.
Portanto, medidas estratégicas carecem a ser tomadas. Sob esse viés, por meio da implementação de oficinas nas escolas de Ensino Médio, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) — órgão que visa efetivar o ensino de qualidade na União —, devem propor debates com os alunos e seus responsáveis, fora do período de aula, sobre os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. Com efeito, os envolvidos serão os agentes por dissociar a problemática em questão da violência simbólica de Bourdieu.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.