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Por ilaurapaiva
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Na série "Anne with an e", o personagem Jerry é um menino de 13 anos que trabalha para ajudar com as despesas de sua família. Fora da ficção, casos como o do personagem, infelizmente, são comuns no nosso país, em que menores de 16 anos são submetidos ao trabalho infantil. Este fato acontece, pois o poder público não é efetivo, ou seja, há um descaso governamental. Consequentemente, o trabalho infantil na realidade nrasileira aumenta as taxas de evasão escolar. Nesse sentido, são necessárias medidas para solucionar o caso.
Em primeira instância, é preciso apontar que o trabalho infantil no Brasil é consequência do descaso governamental. A lei 8069, do Estatuto da Criança e de Adolescente, proíbe o desempenho de atividades laborais por menores de 16 anos. No entanto, de acordo com o IBGE, ainda há 5 milhões de crianças e adolescentes que trabalham no nosso país. Visto isso, concluímos que existe uma falta de fiscalização nos locais em que os menores são submetidos ao trabalho.
Em segunda instância, também é importante ressaltar que os menores deixam de frequentar a escola, logo, aumentando a taxa de evasão escolar. Com o trabalho ocupando seu tempo, as crianças e adolescentes não participam de atividades escolares. De acordo com um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, 48% dos entrevistados que não frequentam a escola têm como motivo o trabalho. Comprovando, assim, a relação direta entre trabalho infantil e evasão escolar precoce.
Portanto, é notável a necessidade de ações para a reversão deste quadro. Visto isso, é mister a atuação do Governo Federal, que, por intermédio do Ministério do Trabalho, deverá promover fiscalizações eficazes nos locais de trabalho. Estas serão feitas por meio de agentes fiscais e terão o intuito de diminuir os impactos causados pelo trabalho infantil na realidade brasileira. Somente assim, situações como a de Jerry serão evitadas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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