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Por amandyx
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Lutas e limitações marcam a história do Brasil, da colonização à miscigenação, da exploração aos costumes impostos, o país registra percalços de um povo que se construiu em uma base histórica distorcida. Hoje, a antiga terra tupiniquim avança rumo ao progresso, todavia, é preciso superar mazelas, como o trabalho infantil no Brasil, fomentado pelo descaso governamental e pelo individualismo.

Nota-se, a princípio, que - na sociedade brasileira - existe um descaso governamental em relação ao trabalho infantil. Nesse sentido, no livro “ Cidadão de Papel’’ ,escrito pelo jornalista Gilberto Dimenstein , verifica-se a materialização de que os direitos previstos na Constituição Federal de 1988 não são garantidos a todos os brasileiros na prática. Esse fato é demonstrado na medida em que as crianças acabam trabalhando - mesmo quando deveriam estar estudando ou aproveitando sua infância - com o propósito de ajudar nas despesas de casa. Logo, isso faz com que as mesmas não desfrutem de alguns direitos, como o direito à educação, presentes na carta magna.

Ademais, o individualismo presente em grande parte da sociedade é outro fator que colabora para a permanência do trabalho infantil no Brasil. Nesse sentido, segundo o filósofo Zygmunt Bauman, em sua tese " Modernidade Líquida’’, a contemporaneidade é caracterizada pela volatilidade em relação aos direitos e deveres Constitucionais. Isso é pertinente, sobretudo porque vários indivíduos - preocupados unicamente em satisfazer seus desejos pessoas e laborais - ignoram a existência do trabalho infantil. Tal situação impede a resolução do imbróglio e prejudica a vida dessas crianças/adolescentes, que acabam sendo ignoradas e tendo seus direitos à dignidade feridos.

Desse modo, faz-se necessário que o governo, juntamente à mídia, crie campanhas educativas que visem retificar o problema. Estas devem ser realizadas por meio de uma parceria público-privada com empresas - como o Burger King- , de modo a serem feitas palestras e debates sobre o trabalho infantil com a presença de antropólogos e sociólogos. Tal medida tem o intuito de remediar a negligência governamental e o individualismo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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