Avatar do usuário
Por everfolks
Quantidade de postagens
#124262
Eli79 escreveu:@everfolks, Então, o texto dissertativo-argumentativo tem como um dos seus princípios a impessoalidade, que é basicamente abstenção de uma opinião direta sobre assuntos que são tabus perante a sociedade (conceito simples).No seu texto, há marcas de pessoalidade direta como o seguinte trexo :" ...a administração do Brasil demonstra uma maiúscula falta de preocupação frente....". Esse termo "maiuscula falta", é considerada uma forma de pessoalidade direta. Lembrando é uma explicação resumida, a impessoalidade tem diversos conceitos ...no caso da redação aplica-se este.
Entendi, eu tenho um caráter muito crítico, então às vezes é difícil não expor minha opinião, ainda mais num texto argumentativo! Obrigada pela ajuda
1
Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#124266
@everfolks, Acredito que na comissão, sua redação ficaria com 1000 pontos. Não é um traço gritante em seu texto, porém quis ressaltar para auxiliar nas próximas relações.
0
Avatar do usuário
Por Eli79
Quantidade de postagens
#124268
=redação,

Bons estudos! Até próxima redação.
0
Avatar do usuário
Por sophiabeeo
Quantidade de postagens
#124292
everfolks escreveu:@sophiabeeo
Pode corrigir, por favor?
Oiee, corrijo sim! Vi aqui que duas pessoas corrigiram sua redação e, já que não há uma discrepância entre as duas notas, acredito que você possa confiar nos 980 pontos. Então vou só fazer alguns apontamentos sobre sua redação, okay?

Na introdução, você utiliza letra maiúscula após os dois pontos ("desses empecilhos: A desumanização...), no entanto, o correto seria manter a letra minúscula, já que os dois pontos não finalizam período. Fora esse pequeno desvio, você trouxe um repertório pertinente e legitimado! Parabénsss. Mas, confesso que fiquei um pouco em dúvida sobre a produtividade dele com o tema. A sua introdução é objetiva e clara na apresentação das teses, mas acredito que você poderia ter direcionado um pouquinho melhor o repertório para o tema. Por exemplo: "A ditadura militar foi um período marcado pelo uso extremo da opressão, o que desenvolveu no Brasil uma cultura hostil para os mais diversos âmbitos, incluindo o escolar. Desse modo..."

No seu desenvolvimento 1, você trabalha perfeitamente sua tese, muito bem! Ademais, seu repertório contribui de forma rica para a sua argumentação. No entanto, senti uma pequena repetição de argumentos, já que, ao explicar seu repertório, você também já correlaciona com o cenário de violência nas escolas e, logo em seguida, você argumenta sobre a mesma relação apresentada anteriormente. Você poderia ter substituído essa repetição de argumentos por uma explanação sobre quais consequências psicológicas são essas que você citou no tópico frasal - mas que apenas apontou a necessidade de amenizá-las. Com essas alterações, seu D1 ficaria assim:

"(...) Perante o exposto, a música “Construção”, de Chico Buarque, disserta sobre a maneira governamental de enxergar humanos como números. À vista disso, tal conceito se efetiva no cenário de violência escolar, em virtude da facilidade oferecida por esse ponto de vista que, ao colaborar na eufemização culposa perante à situação, insiste em tratar os afetados pelo problema como estatísticas. Por conseguinte, as pessoas não têm seus direitos individuais e necessários respeitados, visto que, expostos a uma situação de violência, as vítimas podem desenvolver depressão, insegurança e fobia social. Portanto, é necessário que exista um serviço gratuito destinado ao amparo mental dos cidadãos envolvidos."

O seu desenvolvimento 2 foi perfeito do começo ao fim! Você articula bem sua tese e correlaciona ela com o repertório lindamenteeee!!! Além do mais, você respondeu toda e qualquer dúvida que poderia surgir no decorrer da leitura, demonstrando um ótimo planejamento de texto e escolha perfeita dos argumentos e repertórios. Meus parabéns! <3<3

E por último, vamos falar sobre a sua proposta de intervenção (que foi tudo de bom)! Ela está bem detalhada e apresenta todos os cinco elementos, além de fazer total sentido com o tema e suas teses. Portanto, você alcança os 200 pontos na competência 5. No entanto, você apresenta solução para apenas um dos problemas apresentados no seu texto: a negligência governamental, deixando de lado uma proposta de intervenção para a problemática de desumanização populacional. Com isso, seu desvio seria pontuado competência 3 e não na 5.

Considerações finais!! :D
C1 = 200. Há apenas um desvio, portanto é considerado excepcional.
C2 = 200. Todos os repertórios foram pertinentes, legítimos e produtivos.
C3 = 160. Há algumas lacunas no seu texto (no D1 e na proposta), afetando a consistência da sua argumentação. No entanto, alguns corretores podem considerar 200, já que seu desvio foi muito baixo e não afetou o entedimento do texto.
C4 = 200. Todos os seus conectivos estão adequados e não há repetição.
C5 = 200. Sua proposta apresenta todos os 5 elementos.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
172 Exibições
por Lyh
0 Respostas 
101 Exibições
por oieanderson
0 Respostas 
203 Exibições
por Duah
0 Respostas 
182 Exibições
por Flapie
1 Respostas 
110 Exibições
por amandavidal
0 Respostas 
92 Exibições
por amandavidal
1 Respostas 
151 Exibições
por Wiccano
4 Respostas 
229 Exibições
por Drpdc
0 Respostas 
476 Exibições
por ysah
0 Respostas 
77 Exibições
por AnaGabriela6

besourokafka , Lyh0610 DaviHudson lais458[…]

Na efervescência cotidiana de nossa vida, n&[…]

A sociedade brasileira é muito estigmatizad[…]

De acordo com o filósofo Jean Paul Sarte, a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM