Avatar do usuário
Por ThiagoVent
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114539
A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu Artigo 5. ° o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não se reverbera com ênfase, na prática, visto que a ausência de medidas governamentais que visam punir o desperdício de alimentos nas etapas de produção e transporte geram um aumento dos preços que, atrelada à desigualdade socioeconômica presente no país, gera insegurança alimentar na maioria da população brasileira. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram com esse quadro.
Em uma primeira análise, é vital observar a carência do Estado em punir desperdícios gerados na produção desses alimentos, o que acaba por corroborar com o problema. Segundo o jornal O Globo cerca de 60% do alimento produzido é perdido na produção e no transporte. Nesse sentido, a ausência de medidas que fiscalizem e controlem essa situação faz com que o empresário não invista em formas de controle desses desperdícios o que acaba por contribuir com o mesmo, pois com menos produto no mercado o preço aumenta e é o cidadão que paga mais caro.
Ademais, com o preço dos alimentos subindo e a diferença socioeconômica também, a insegurança alimentar acaba sendo impulsionada no país. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 60% da população sofre de insegurança alimentar. Um dos motivos que causam essa problemática é o aumento dos preços dos alimentos gerados pelo desperdício, fazendo com que apenas uma parte da população consiga adquirir tais alimentos. De acordo com o filósofo Jonh Locke, essa conjuntura configura-se como uma quebra do contrato social, já que o Estado não garante um direito tão importante, como a igualdade. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater tais obstáculos. Dessa forma, o Estado através do Ministério da Agricultura, por meio de leis mais rigorosas, fiscalize e puna agricultores que tiverem altos índices de desperdícios, fazendo com que a balança do mercado se equilibre e torne a comercialização alimentícia acessível aos menos favorecidos, a fim de gerar uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, o Estado poderá cumprir corretamente com suas obrigações, tal como afirma a Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
222 Exibições
por Lindayasmin
0 Respostas 
197 Exibições
por Luisa255
0 Respostas 
326 Exibições
por Mariajsjjska
0 Respostas 
174 Exibições
por jainantunes
2 Respostas 
242 Exibições
por Felipe082
5 Respostas 
590 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
130 Exibições
por JULIANE968
Desperdício de alimentos e fome no Brasil
por lululily    - In: Outros temas
0 Respostas 
42 Exibições
por lululily
0 Respostas 
43 Exibições
por jubssimoes
Desperdício de alimentos no Brasil
por Ylanaalves    - In: Outros temas
0 Respostas 
21 Exibições
por Ylanaalves

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM