Na série norte-americana "Ms. Marvel", as autoridades estadunidenses invadem mesquitas e templos sagrados mulçumanos a procura de Kamala, uma super-heroína mulçumana que, apesar de usar seus poderes para o bem, é vista como perigosa por sua cor e cultura. Sob essa ótica, entende-se que a intolerância religiosa é estrutural, visto que não advém de nenhum juízo de valor, e sim de ideias e concepções criadas e disseminadas erroneamente ao longo do tempo.
Ademais, de acordo com o Código Penal Brasileiro, é crime com direito a detenção ou multa, descriminar uma pessoa por sua crença. Desse modo, a falta de informação da população sobre tal ato faz com que o perpetuem, pois não temem consequências por suas ações.
Conclui-se portanto que, a intolerância religiosa no Brasil têm se mostrado um grande transtorno, a ser debatido a rejeição das massas sociais sobre religiões não hegemônicas e a falta de conhecimento de leis as quais protegem o direto de todos cidadãos a exercerem suas funções religiosas. Afim de mitigar essa problemática, é dever do Estado promover palestras em escolas -ambiente de alta influência e formação social-, sobre as mais diversas culturas e religiões, formando assim, crianças e futuramente adultos, tolerantes às diversidades. Faz-se necessário também o Estado promover, através da mídia -instrumento de alto alcance das massas-, informações sobre os crimes e suas consequências a respeito do preconceito religioso. Com isso, seguiremos caminhos que combaterão a intolerância religiosa no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.