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Por Lari987
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#114448
A revolução tecnológica ocorrida no final do século XIX, acarretou a transformações dos mais diversos setores da sociedade e seus impactos são percebidos até os dias atuais, em que as novas tecnologias afetam a sociedade, o indivíduo e, consequentemente, a educação. No quesito educação enfrentamos hoje um grande dilema em relação à tecnologia mais usada nos dias atuais, o celular. A grande pergunta que sempre causa polêmica é: uso do celular na sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração? Tal dúvida deixa por vezes os gestores das escolas indecisos sobre que atitude tomar, mas há dois pontos que devem ser considerados.
Primeiramente deve ser relembrado que o celular, atualmente, é o modo mais fácil e rápido de se conectar ao mundo e conseguir informações, o que em uma sala de aula facilita muito, tanto para o aluno que procura aprender quanto para o professor que eu precisa ensinar. Por exemplo: um aluno lê certa palavra e não sabendo o significado pergunta ao professor, o professor por sua vez, tenta instigar a curiosidade do aluno pedindo para que pesquisa o significado da palavra, assim o aluno tem duas opções, a primeira seria a consultar o dicionário que levaria a tempo até que ele acha a palavra e o seu significado, isso se o dicionário estiver completo (que raramente acontece) e contém a palavra, na segunda opcão ele pode simplesmente pegar o seu celular fazer uma pesquisa e receber o significado da palavra de um jeito que ele realmente consiga entender. Esse exemplo é cotidiano e mostra como o celular é uma importante ferramenta de aprendizado.
Segundamente o aluno por outro lado, nem sempre aplicado irresponsável em sala de aula, o que transforma o uso do celular nesse ambiente uma ferramenta de distração e não de aprendizagem. Deve ser considerado também que, segundo pesquisas, um em cada quatro jovens são viciados em celulares, esse vício presente em sala de aula leva o aluno ao desinteresse pelos livros e até pelo estudo. O aluno que não tem controle sobre esse vício tende a não prestar atenção nas aulas no professor e vive quase que mais majoritariamente no mundo digital. Uso do celular já é automático, basta apenas uma notificação para tirar toda a nossa concentração. E esse problema não termina com o uso do celulares, pois há também a questão dos tão prejudiciais fones de ouvido, assim o uso do celular em sala de aula é ao mesmo tempo ferramenta de aprendizagem e distração.
Depois de analisada a atual situação das escolas que permitem o uso dos celulares em sala de aula, é proposto às escolas que realizam campanhas com essa temática, contando com a participação de psicólogos para conversar com os alunos sobre o vício do celular e suas consequências, realizando também um questionário aos alunos sobre o uso do celular em sala de aula. Além disso, os gestores das escolas devem debater esse problema nas reuniões de pais e mestres. Assim chegará uma solução eficaz e de comum senso entre pais, gestores e alunos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por Lari987
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#114450
Oii @OlrenBeat vc pode corrigir a minha redação? Amei o jeito como vc correção q vc fez na minha outra redação me ajudou muito
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Por Lari987
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#114451
Oii @francis vc pode corrigir minha redação por favor? Obrigada
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Por OlrenBeat
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#114492
NOTA FINAL 700!
Olá! Vamos à correção da sua redação.

Em relação ao critério de desenvolvimento do tema proposto e uso de repertório sociocultural produtivo, você apresentou uma boa introdução contextualizando a revolução tecnológica e seus impactos na sociedade. No entanto, faltou um pouco mais de profundidade no desenvolvimento do tema em si — o uso do celular na sala de aula. Seria interessante explorar mais os prós e contras dessa questão, trazendo exemplos concretos para ilustrar cada ponto.

Quanto ao critério dissertativo-argumentativo com tese, argumentação e conclusão, você apresentou uma tese clara logo no início da redação: "uso do celular na sala de aula: ferramenta de aprendizagem ou distração?". Além disso, trouxe argumentos coerentes para defender ambas as posições. Entretanto, seria importante organizar melhor esses argumentos em parágrafos distintos para que haja maior clareza na exposição das ideias.

No quesito uso adequado dos argumentos e citações fatuais relacionados ao tema proposto, você utilizou bem alguns exemplos como forma de embasar suas opiniões sobre o assunto abordado. Porém é preciso tomar cuidado com generalizações excessivas ou informações imprecisas que possam comprometer a credibilidade da sua argumentação.

Sobre articulação das partes do texto e diversificação dos recursos coesivos (conectivos), há espaço para melhoria nesse aspecto. É importante utilizar conectores textuais variados para estabelecer relações lógicas entre as ideias expostas nos diferentes parágrafos da redação.

Por fim, em relação à elaboração da proposta de intervenção, você apresentou uma sugestão interessante para lidar com o problema do uso excessivo do celular na sala de aula. No entanto, seria importante detalhar mais os meios e modos pelos quais essa campanha poderia ser realizada e como ela poderia efetivamente contribuir para solucionar o problema.

Em resumo, sua redação apresenta pontos positivos como a clareza na exposição das ideias e argumentos coerentes. Porém é preciso trabalhar melhor alguns aspectos como desenvolvimento do tema, organização dos argumentos em parágrafos distintos e diversificação dos recursos coesivos. Além disso, é importante tomar cuidado com informações imprecisas ou generalizações excessivas que possam comprometer a credibilidade da sua argumentação. Parabéns pelo esforço!

Sua redação possui um total de 40 desvios!
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Por Lari987
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#114506
Obrigada @OlrenBeat vou procurar melhorar nesses quisitos.Vc me ajudou muito
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