Primeiramente deve ser relembrado que o celular, atualmente, é o modo mais fácil e rápido de se conectar ao mundo e conseguir informações, o que em uma sala de aula facilita muito, tanto para o aluno que procura aprender quanto para o professor que eu precisa ensinar. Por exemplo: um aluno lê certa palavra e não sabendo o significado pergunta ao professor, o professor por sua vez, tenta instigar a curiosidade do aluno pedindo para que pesquisa o significado da palavra, assim o aluno tem duas opções, a primeira seria a consultar o dicionário que levaria a tempo até que ele acha a palavra e o seu significado, isso se o dicionário estiver completo (que raramente acontece) e contém a palavra, na segunda opcão ele pode simplesmente pegar o seu celular fazer uma pesquisa e receber o significado da palavra de um jeito que ele realmente consiga entender. Esse exemplo é cotidiano e mostra como o celular é uma importante ferramenta de aprendizado.
Segundamente o aluno por outro lado, nem sempre aplicado irresponsável em sala de aula, o que transforma o uso do celular nesse ambiente uma ferramenta de distração e não de aprendizagem. Deve ser considerado também que, segundo pesquisas, um em cada quatro jovens são viciados em celulares, esse vício presente em sala de aula leva o aluno ao desinteresse pelos livros e até pelo estudo. O aluno que não tem controle sobre esse vício tende a não prestar atenção nas aulas no professor e vive quase que mais majoritariamente no mundo digital. Uso do celular já é automático, basta apenas uma notificação para tirar toda a nossa concentração. E esse problema não termina com o uso do celulares, pois há também a questão dos tão prejudiciais fones de ouvido, assim o uso do celular em sala de aula é ao mesmo tempo ferramenta de aprendizagem e distração.
Depois de analisada a atual situação das escolas que permitem o uso dos celulares em sala de aula, é proposto às escolas que realizam campanhas com essa temática, contando com a participação de psicólogos para conversar com os alunos sobre o vício do celular e suas consequências, realizando também um questionário aos alunos sobre o uso do celular em sala de aula. Além disso, os gestores das escolas devem debater esse problema nas reuniões de pais e mestres. Assim chegará uma solução eficaz e de comum senso entre pais, gestores e alunos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.