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Por DanteOliver
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No filme "Barbie: Escola de Princesas", a personagem principal, Blair, é uma jovem garçonete que enfrenta desafios em seu acesso ao ambiente escolar pela necessidade de ajudar sua mãe enferma. De maneira análoga à obra ficcional, muitos estudantes não conseguem ter acesso e permanecer na instituição escolar devido à necessidade de complementar renda familiar e à falta de condições financeiras e infraestrutura das escolas públicas brasileiras.
Em primeiro plano, é fundamental destacar que a situação financeira do estudante está intimamente entrelaçada com o seu acesso à educação. Conforme analisado pelo professor e filósofo Paulo Freire, o analfabetismo é uma expressão da injusta realidade social. Dessa forma, a falta de condições econômicas se torna um empecilho para a educação brasileira e deve ser combatida.
Concomitante a isso, tanto o acadêmico quanto as instituições de ensino não possuem a organização estrutural necessária para se manterem. Sem salas de estudo, materiais e alimentação de qualidade, o docente não consegue exercer sua profissão dignamente, tampouco o discente aprender. Dessa forma, ocorreu durante a pandemia de 2020, que devido à crise econômica, a evasão escolar aumentou, visto que a falta de suporte ao aluno criou uma defasagem de aprendizagem a qual contribuiu para o abandono escolar.
Portanto, para combater tais problemáticas, é necessário que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação invista em melhorar as condições físicas das escolas do Brasil, assim como garantir fundos para um local adequado de estudo e alimentação de qualidade, com a finalidade de facilitar o acesso ao estabelecimento de ensino. Além disso, é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação assegurar a permanência de alunos, providenciando bolsas de estudos com o intuito de evitar a saída de discentes por falta de recursos e incentivo. Tais medidas criariam, assim, uma pátria educadora onde todos, inclusive Blair, poderiam concluir seus estudos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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