Primariamente, é pertinente notar que as redes sociais influenciam diretamente nas decisões democráticas do país. De acordo com a pesquisa do Instituto DataSenado, estima-se que 45% dos entrevistados usaram as informações vistas em alguma rede social para decidir o seu voto. No entanto, é visível que o Estado negligencia a supervisão das fontes de informações compartilhadas na internet, uma vez que nem tudo visto nas redes é de fato verdadeiro. Sendo assim, a falta de confiabilidade pode trazer impactos enormes ao país e aos cidadãos que votaram no candidato equivocadamente.
Ademais, a população parece considerar as redes sociais mais relevantes que a vida real e que tudo gira sobre o eixo virtual. Segundo o filósofo Aristóteles, em uma de suas reflexões, o homem é um ser social. Sob essa ótica, embora a internet e os meios de comunicação digital colaborem com eficácia no contato entre indivíduos que estão à grande distância um do outro, é perceptível que o ser humano está trocando suas horas - antes passadas com outras pessoas ou fazendo algo produtivo - para consumir o conteúdo lançado nas redes sociais.
Portanto, diante do exposto, são necessárias intervenções capazes de vencer os impasses causados pelo mal uso das redes sociais. A fim de alcançar seu uso saudável, é dever do Ministério da Comunicação, por intermédio de verbas orçamentárias, implantar programas que modifique o olhar da população através de palestras concientizadoras e campanhas que ajudem os cidadãos a deixarem os celulares, computadores, tablets e outros de lado para viver experiências fora das redes com a ciração de aplicativo que alerte para o uso excessivo. Dessa maneira, além de tornar sua utilização aceitável, irá melhorar a relação física entre as pessoas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada